Prêmio de sustentabilidade abre inscrições

21 de set de 2017

O 6º Prêmio Fecomércio de Sustentabilidade já está com inscrições abertas. A iniciativa, promovida pela FecomercioSP, busca reconhecer projetos que pratiquem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). A Fecomércio MG apoia a premiação, cujo prazo de inscrição se encerra na segunda quinzena de novembro. Os candidatos devem enviar seus projetos para o site do prêmio: www.fecomercio.com.br/premio.

Podem participar da premiação projetos das seguintes categorias: Empresa (microempresa, pequena/média e grande empresa de comércio, serviços e turismo); Entidades Empresariais (sindicatos e entidades de classe, federações e confederações de todos os setores econômicos); Indústria; Órgão Público (integrantes da administração, direta ou indireta, nos Três Poderes); Academia (professores universitários em atividade e estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação e de pós-graduação); e Reportagem Jornalística (rádio/TV, jornalismo impresso e jornalismo online).

Os inscritos no prêmio devem apresentar casos reais, projetos de negócios viáveis, iniciativas públicas, reportagens jornalísticas e estudos acadêmicos alinhados com as intenções da FecomercioSP de disseminar boas práticas e comportamentos na sociedade. Os cases devem contemplar ações que estimulem a prática dos ODS, uma agenda mundial aprovada durante a Cúpula da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidas pela humanidade até 2030.

Nessa agenda estão previstas ações mundiais e locais em áreas como erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura e industrialização.

Julgamento e premiação

O processo geral de julgamento dos trabalhos inscritos irá ocorrer entre a segunda quinzena de novembro de 2017 e o fim de janeiro de 2018. Os projetos serão analisados pelas bancas julgadoras para definição de três finalistas em cada uma das seis categorias concorrentes, de acordo com os critérios previstos no regulamento disponível no site do prêmio. A relação dos finalistas será veiculada pelo mesmo site, em fevereiro de 2018.

Os trabalhos vencedores de cada categoria receberão títulos de capitalização ou previdência, no valor de R$ 15 mil e o troféu do 6º Prêmio Fecomércio de Sustentabilidade durante a cerimônia de premiação. A entrega dos prêmios está prevista para março de 2018. Também serão reconhecidos os trabalhos classificados em segundo e terceiro lugares.

Sobre o Prêmio

Em sua 6ª edição, o Prêmio Fecomércio de Sustentabilidade é tradicionalmente organizado pelo Conselho de Sustentabilidade da Federação. O concurso cultural tem como base o fomento de boas ideias e práticas, com o compromisso ético de apontar caminhos, atuar como guia e liderar o movimento de implantação de conceitos de sustentabilidade em empresas e entidades do seu campo de relacionamentos.