Governo libera R$ 9 bilhões em investimentos

19 de out de 2017

A economia vem dando sinais de recuperação e o governo tem procurado intensificar esta melhoria. Em um anúncio feito pelo ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, foi divulgada a liberação de R$ 9 bilhões para investimentos e quitação de débitos adquiridos por micros e pequenas empresas.

Para renegociar as dívidas, será reservada a quantia de R$ 1 bilhão do montante anunciado. O valor total será disponibilizado por meio de sete instituições financeiras ao longo da Semana Nacional do Crédito, que termina no dia 20 deste mês. O evento terá programação dispersa pelo país, em dias diferentes de outubro. O governo também irá oferecer consultoria gratuita de acordo com a necessidade dos empreendedores.

O economista da Fecomércio MG, Guilherme Almeida, avalia que a medida terá um impacto positivo para a economia. “A injeção financeira anunciada permitirá às micros e pequenas empresas, que estão em situação irregular, renegociarem suas dívidas e retomarem suas operações dentro da normalidade. Além disso, a medida impulsiona novos investimentos e, consequentemente, gera emprego e renda, uma vez que boa parte dos recursos será destinada a novos empréstimos”.

Outras iniciativas

O governo anunciou, durante as comemorações do Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (5 de outubro), um novo portal para cadastro de Microempreendedores Individuais (MEIs). O serviço irá trazer, durante a navegação, mais comodidade e funcionalidade para os usuários cadastrados no sistema.

O programa Instituição Amiga do Empreendedor também receberá uma atenção especial. A iniciativa busca qualificar e profissionalizar empresários a frente de negócios de pequeno porte. A expectativa é credenciar 500 instituições e atender 100 mil empreendedores até o final de 2018.