Mercado de trabalho e pessoas com deficiência

Página Inicial / Notícia / Cursos e eventos / Mercado de trabalho e pessoas com deficiência

Atualmente quase 24% da população brasileira é composta por pessoas com algum tipo de deficiência e, de acordo com o Ministério do Trabalho, nos últimos anos, houve um aumento de 20% na participação desses profissionais no mercado de trabalho. Mas o percentual de empresas que aderem às contratações sem a obrigatoriedade do cumprimento da legislação brasileira ainda é muito pequeno. Para debater este assunto, o Senac realiza, no dia 31 de outubro, o 6º Seminário O papel da educação e o mercado de trabalho para pessoas com deficiência e reabilitados. O evento é gratuito e acontece no Grande Teatro do Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046), entre 8h e 12h.

A evolução da legislação no Brasil e o cumprimento da Lei de Cotas será um dos temas abordados, assim como os desafios da educação e do mercado de trabalho na inclusão de pessoas com deficiência. De acordo com Ana Roberta da Cruz, coordenadora do Rede de Carreiras, os postos de trabalho para esse público aumentaram, mas a legislação não garante a valorização desses profissionais.

“Precisamos desmistificar a ideia de que a pessoa com deficiência e o reabilitado são pessoas sem instrução. Muitos deles são altamente qualificados e aptos a ocuparem cargos de liderança. Por outro lado, precisamos viabilizar a formação de uma parcela que não teve a oportunidade de se capacitar e auxiliar as empresas, que ainda têm dúvidas sobre como se preparar para receberem esses profissionais”, observa. O seminário contará com depoimentos de profissionais e a apresentação de experiências bem sucedidas de empresas que hoje são exemplos de como fazer a inclusão de pessoas com deficiência.

Desde 2002, o Senac realiza ações para possibilitar a qualificação e inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho. O setor de educação inclusiva da instituição apoia todas as unidades no intuito de viabilizar a qualificação nos cursos que oferece. Além do acompanhamento dos alunos, são feitas adaptações como disponibilização de intérpretes, materiais em Braille, softwares com informações orais e mudança na metodologia didática de ensino do docente. Outro serviço do Senac, o Rede de Carreiras, faz uma ponte entre empresas e candidatos ao divulgar vagas e cadastrar currículos de pessoas com deficiência. Ele auxilia, ainda, as empresas de portes e segmentos diversos no desenvolvimento de um plano de inclusão.

O 6º Seminário – O papel da educação e o mercado de trabalho para pessoas com deficiência e reabilitados é uma realização do Rede de Carreiras, portal do Senac, integrado ao Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, para cadastro gratuito de vagas e currículos. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo site do Sympla. Os interessados devem levar um quilo de alimento não perecível no dia do evento, que será doado para o Mesa Brasil. As vagas são limitadas. Informações pelo 0800 724 4440.

8h – Credenciamento

8h40 – Apresentação Artística: Dudu do Cavaco

9h – Palestra – A evolução da legislação no Brasil e o cumprimento da Lei de Cotas:

Dr. Ricardo Tadeu Marques Fonseca, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR)

Depoimentos de pessoas com deficiência e reabilitados

9h55 – Mesa Redonda: Educação e Trabalho como Inclusão Social

10h20 – Apresentação Artística: Coral Mário Penna

10h30 – Experiências bem sucedidas de empresas na contratação de pessoas com deficiência e reabilitados

11h10 – Palestra – Inclusão das pessoas com deficiência e reabilitados: desafios da educação e do mercado de trabalho:

Romeu Kazumi Sassaki, consultor e autor de livros sobre inclusão social

12h – Encerrramento