Desembargadora reforça novo papel das entidades sindicais

Página Inicial / Notícia / Cursos e eventos / Desembargadora reforça novo papel das entidades sindicais

A Fecomércio MG promoveu, na última sexta-feira (17/11), o primeiro workshop após a publicação da Medida Provisória 808, que complementou as mudanças na legislação trabalhista, em vigor desde o dia 11. O evento foi conduzido pela professora Vólia Bomfim Cassar, desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro e uma das mais expressivas autoridades no assunto. Ela destacou a importância de a MP ser aprovada, para garantir a segurança jurídica, e também o novo papel das entidades sindicais, a fim de buscar equilíbrio para as relações do trabalho.

Nesse sentido, Vólia observou que a reforma trabalhista permite ampla flexibilização, via convenção e acordo coletivo, desde que não desrespeite a Constituição, as leis complementares e as convenções internacionais, em especial aquelas relacionadas à medicina e à segurança do trabalho. “Haverá um ‘empoderamento’ das entidades sindicais. A pauta é negociar. Cada um deve olhar para as suas necessidades e para o cenário econômico, procurando chegar a um meio-termo”, argumentou a especialista.

Empresários, advogados, contabilistas, líderes sindicais e outros profissionais acompanharam, ao longo de todo o dia, a exposição desse e outros tópicos, como jornada, banco de horas, férias, teletrabalho (home office), contrato intermitente e temporário, terceirização, profissionais autônomos e trabalho da mulher. “A Federação promove, mais uma vez, o debate de temas que afetam a sociedade e, principalmente, o empresariado mineiro. Além disso, abre espaço para a sua capacitação e para dirimir dúvidas acerca da nova lei, que impacta diretamente as relações de trabalho”, ressaltou o presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, Lázaro Luiz Gonzaga.

A assessora jurídica da Presidência da Fecomércio MG, Tacianny Machado, acrescentou que, especialmente nesse período de adaptação às novas regras, os empresários e as lideranças sindicais devem se manter atualizados para atender o que prevê o marco legal. “É vital a compreensão dos principais aspectos e da profundidade de cada um deles. Por isso, esse encontro é fundamental, inclusive por apresentar, em primeira mão, as alterações feitas pela MP”, concluiu.

Veja as fotos na galeria da Fecomércio MG no Flickr

Postagens Recentes
Fale Conosco

Para dúvidas sobre contribuições patronais, utilize a Área do Empresário no topo da página. Para outras questões, preencha sua solicitação e retornaremos em breve.