CNC irá lançar indicador da atividade turística

22 de dez de 2017

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) anunciou um novo levantamento a partir de 2018. A entidade irá lançar o estudo de Indicadores de Empregabilidade do Turismo, que, além da versão nacional, será enviado às federações para análise e divulgação dos dados estaduais. A novidade foi um dos temas abordados na reunião do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da CNC, realizada no início do mês, no Rio de Janeiro.

O indicador busca retratar a evolução do mercado de trabalho nas atividades econômicas relacionadas ao turismo. Para isso, o novo estudo da Divisão Econômica da CNC será feito a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. A pesquisa, prevista para janeiro de 2018, vai considerar 67 subclasses da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE/IBGE) como atividades características do turismo.

Reunião da Cetur

O encontro, que deliberou sobre o novo estudo, reuniu representantes das Câmaras e dos Conselhos Empresariais de Turismo das Fecomércios de 17 Estados, incluindo Minas Gerais. O objetivo foi fazer um balanço das atividades realizadas neste ano e levantar temas de interesse, que serão apresentados em quatro seminários a serem promovidos pela Cetur/CNC em 2018.

Na reunião, o presidente do Conselho, Alexandre Sampaio, citou aos presentes algumas ações encaminhadas este ano com o ministro do Turismo, Marx Beltrão. Entre elas estão os direitos autorais em quartos de hotéis, a regulamentação das plataformas de economia colaborativa e a aplicação da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Sampaio também convocou as Federações a trabalhar de forma conjunta pela aprovação do Projeto de Resolução 55/2015, do Senado, que fixa em 12% a alíquota máxima do ICMS do combustível de aviação.

Troca de experiências

Em certo momento, cada representante estadual pôde apresentar seus cases de sucesso. A analista de turismo da Fecomércio MG, Milena Soares, falou um pouco sobre a atuação da entidade frente à coordenação da Câmara de Tendências e Inovações do Turismo do Conselho Estadual de Turismo. Ela enumerou ainda vários projetos e eventos apoiados pela Federação, como o Caminho Religioso da Estrada Real (Crer) e o Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira, além daqueles promovidos pela entidade, com destaque para a 4ª Semana do Turismo do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac.

Milena também destacou os estudos feitos pelo Núcleo de Turismo da Federação. “Detalhei um pouco do nosso trabalho, como as pesquisas que fizemos, em 2017, sobre a Expectativa do Carnaval, o Perfil do Turista de Belo Horizonte e a Satisfação do Turista que viaja à capital mineira. Elas são um termômetro de como está e em que lugar pode chegar a atividade turística no Estado.”