Fecomércio MG apoia a Reforma da Previdência

14 de dez de 2017

No intuito de contribuir para a construção de um Brasil mais moderno e justo, a Fecomércio MG entende como fundamental a aprovação da Reforma da Previdência, em discussão no Congresso Nacional. Em função disso, a Federação está unida a outros representantes do setor produtivo, por meio do Fórum das Entidades Empresariais de Minas Gerais, com o objetivo de reforçar a necessidade e a importância das mudanças propostas para a economia e a sustentabilidade do país.

O grupo, formado por 11 entidades, avalia que a sociedade brasileira paga um preço elevado pelo fato de não ter realizado, no tempo adequado, uma série de reformas que são essenciais para garantir a competitividade das empresas, a produção e a geração de riqueza, assim como os empregos de qualidade. Nesse sentido, concretizar a reforma previdenciária é fundamental para eliminar uma das principais causas do crescente deficit das contas públicas.

O posicionamento do Fórum é de que o Poder Legislativo não pode se omitir neste momento crucial para toda a população. “Expressamos nosso irrestrito apoio à aprovação da proposta de Reforma da Previdência. Deputados e senadores precisam estar cientes de que não é mais possível conviver com um cenário no qual, em poucos anos, a Previdência estará completamente quebrada. É preciso, com urgência, corrigir as distorções históricas nos sistemas previdenciários público e privado”, defende o presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, Lázaro Luiz Gonzaga.

Atualmente, estima-se que o Brasil conviva com um deficit anual de R$ 200 bilhões, provocado pelo INSS e o regime de aposentadoria dos funcionários públicos. Além disso, enquanto a população aposentada cresce 3,5% ao ano, o percentual de trabalhadores na ativa aumenta apenas 0,7%. As entidades que fazem parte do Fórum são, além da Fecomércio MG, ACMinas, CDL/BH, Ciemg, Faemg, FCDL-MG, Federaminas, Fetcemg, Fiemg, Ocemg e Sebrae.