CNC publica estudo sobre micros e pequenas empresas

Página Inicial / Notícia / Economia / CNC publica estudo sobre micros e pequenas empresas
Uma das principais alternativas encontradas para driblar o desemprego em 2017 foi a abertura de Micros e Pequenas Empresas (MPE). Elas representam 27% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, segundo dados do governo, e também são responsáveis pela maioria dos empregos gerados no Brasil. Atenta ao potencial transformador dessa categoria de negócio, a Divisão Econômica da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) lançou a publicação “MPE: avanços importantes para as micro e pequenas empresas 2017-2018”.

Escrito e organizado pelo economista da CNC Antonio Everton Junior, o trabalho destaca como as MPEs servem de “janelas de oportunidade” para milhões de empreendedores e trabalhadores brasileiros. O texto traz à tona assuntos que interessam os mais variados públicos, sobretudo após as recentes mudanças na legislação e na economia.

Organizada em 12 capítulos, a publicação apresenta um breve contexto sobre as micros e pequenas empresas no Brasil, mostra onde elas estão, discorre sobre o papel do Sistema S nessa categoria de negócio e trata de políticas públicas e da legislação própria a elas, como o Simples Nacional e a Lei Complementar nº 155/2016, que revisou a Lei Geral da Micro e da Pequena Empresa.

“O trabalho termina mostrando a importância de as empresas procurarem se reinventar diante das mudanças com as tecnologias e formas de gestão”, ressalta Antonio Oliveira Santos, presidente da CNC.