Vendas de material escolar devem crescer em fevereiro

Página Inicial / Notícia / Economia / Vendas de material escolar devem crescer em fevereiro
A mudança no calendário letivo da rede estadual alterou também o comportamento do consumidor na busca pelos itens da lista de material escolar. Com retorno das aulas marcado para o dia 19 de fevereiro, o movimento nas lojas que atuam no segmento diminuiu em janeiro deste ano em relação ao mesmo mês de 2017, como apontam 44,7% dos empresários entrevistados pela pesquisa Volta às Aulas, realizada pela área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG. Para 70,9%, o mês de fevereiro terá maior movimento, compensando a queda em janeiro. O levantamento, feito nos dias 22 e 23/01, também mostra que o ticket médio deve girar entre R$50 e R$200 para 70,4% dos empresários consultados.

A analista de pesquisa da Federação, Elisa Castro, destaca que a data de retorno às aulas da rede pública este ano foi determinante para que o consumidor esperasse mais para ir às compras. Ela ressalta outras variáveis que explicam esse volume menor em janeiro. “O material escolar tem um peso expressivo no orçamento familiar. É comum observar o endividamento do consumidor pelas parcelas, devido ao período de despesas extras do início do ano. Por isso, muitos decidiram aguardar e ainda buscar itens em promoção, o mais próximo possível ao início do calendário letivo”, pondera.

Para aquecer as vendas no período, 40,4% dos empresários realizaram ou vão realizar promoções ou liquidações. Outras ações usadas foram os investimentos em propaganda/ divulgação (16,7%) e na visibilidade da loja (15,8%). Quanto à contratação de temporários, 19,9% das empresas dos segmentos avaliados reforçaram o quadro de funcionários.

O perfil de compras também foi analisado pelo estudo. Para 71,4% dos empresários, os consumidores sempre realizam pesquisa de preço antes da aquisição. Diferente do que ocorreu no ano passado, em quase metade das empresas (48,5%), os consumidores optaram pela compra da lista completa.