Fecomércio MG fortalece intercâmbio com a Argentina

11 de abr de 2018

A Argentina é o terceiro país do mundo que mais importa produtos e também exporta aos mineiros. Intercâmbio econômico que tem se fortalecido a cada ano, especialmente com o apoio de instituições ligadas ao comércio, indústria e serviços, além de empresários que buscam ampliar a atuação internacional. Com essa visão, a Fecomércio MG recebeu, ontem e hoje (10 e 11/04), uma comitiva do país vizinho para participar de visitas técnicas e uma rodada de negócios em Belo Horizonte. O coquetel de boas-vindas aconteceu na noite de terça-feira, na sede da entidade.

A missão comercial é resultado de uma parceria que começou em setembro do ano passado, quando representantes da Federação estiveram em Buenos Aires, a fim de aprofundar o conhecimento no mercado local e estreitar laços com organizações estratégicas para o desenvolvimento de ações de fomento econômico e cultural. “Estamos felizes em retribuir a ótima recepção que tivemos naquela ocasião e, principalmente, por percebermos que essa parceria está se frutificando, com a continuidade das ações para desenvolver ainda mais o comércio bilateral”, destaca o presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, Lázaro Luiz Gonzaga.

O cônsul-geral da Argentina em Belo Horizonte, Ricardo Massot, também enalteceu os esforços em prol do estreitamento das relações entre Minas e Argentina. “Essa missão se concretiza de forma muito interessante. Nosso interesse é seguir ampliando esses projetos, de modo a favorecer ambas as partes”, argumenta. O comércio Brasil-Argentina é caracterizado por produtos de alto valor agregado, como autopeças, derivados de petróleo e química fina, além dos alimentos.

O presidente da Câmara de Comércio e Indústria Argentina-Minas Gerais e diretor da Fecomércio MG, Marcus do Nascimento Cury, ressalta o papel fundamental das entidades empresariais para o avanço das ações de intercâmbio internacional. “Elas conhecem as prioridades de cada segmento e, assim, conseguem conduzir melhor esse processo. Por isso, expandimos os contatos com os argentinos em 2017 e, agora, passamos, efetivamente, à ampliação dos negócios”, conclui.