Empresário do comércio de BH mantém confiança

14 de maio de 2018

[vc_row][vc_column][vc_column_text]O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) de Belo Horizonte apresentou estabilidade em abril, na comparação com março, registrando 101,6 pontos. No mês anterior, o indicador estava em 102,1. No mesmo período de 2017, o número apurado foi 96,1. A pesquisa é realizada mensalmente pela área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, com base nos dados coletados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Entre os componentes do Icec, o destaque foi o desempenho do Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (Ieec), que delimita as impressões em relação ao futuro. Ele fechou o mês em 137,2 pontos, um aumento importante em relação aos 134,5 atingidos em março. O indicador vinha de três quedas consecutivas. Por outro lado, o Índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio (Icaec) recuou de 84,3 para 80,6 e impediu um melhor resultado do Icec.

Já o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (Iiec) saiu de 87,5 para 87 pontos. Ele reflete as projeções de ampliação de estoques, do quadro de funcionários e concretização de planos de melhorias do negócio em curto prazo. Conforme o levantamento da Federação, 44,9% dos empresários pretendem realizar contratações nos próximos meses, sendo que, entre as corporações com mais de 50 empregados, esse percentual chega a 80%.

Na avaliação da analista de pesquisa da entidade, Elisa Castro, existe uma tendência de aumento gradual do consumo neste ano, em função das condições econômicas favoráveis, o que mantém o Icec na zona de satisfação desde outubro de 2017, apesar da estabilidade em abril. “O estudo mostra que 77,7% dos empresários do comércio esperam por melhorias no cenário econômico em maior ou menor intensidade, o que explica o otimismo”, esclarece.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][mk_button dimension=”three” size=”large” outline_skin=”dark” outline_active_color=”#fff” outline_hover_color=”#333333″ bg_color=”#1e73be” text_color=”light” url=”https://fecomerciomg.org.br/wp-content/uploads/2018/05/04.2018-ICEC-BH.pdf” target=”_self” align=”center” fullwidth=”false” margin_top=”0″ margin_bottom=”15″]Leia na íntegra a pesquisa do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), relativa a abril de 2018[/mk_button][/vc_column][/vc_row]