Fopemimpe define novos integrantes

22 de jun de 2018

Construir políticas públicas para o fortalecimento dos pequenos negócios em Minas Gerais. Essa é a missão do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fopemimpe), que definiu na última segunda-feira (18/06) os novos membros do conselho deliberativo do fórum, do qual faz parte a Fecomércio MG. Os integrantes foram escolhidos para o biênio 2018/2019.

O diretor da Federação, Bento José de Oliveira, e o economista da entidade, Guilherme Almeida, participaram da assembleia extraordinária do Fopemimpe. O primeiro é representante titular e o segundo suplente da Fecomércio MG no fórum. Ao todo, seis entidades do poder público e seis entidades de classe representativas da indústria, comércio e serviços compõem essa estrutura.

Entidades públicas

• Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif)
• Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg)
• Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG)
• Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa/MG)
• Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi/MG)
• Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag/MG)

Entidades privadas

• Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG)
• Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg)
• Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de Minas Gerais (Fetcemg)
• Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg)
• Associação Brasileira de Bares e Restaurante em Minas Gerais (Abrasel MG)
• Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG)

O Fopemimpe

Instituído em 2008, o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte é o responsável por assessorar e acompanhar a formação de políticas públicas de apoio para microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). Essa estrutura é vinculada à Secretaria de Estado Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif).

O Fopemimpe atua em cinco eixos: simplificando a formalização de empresas; facilitando a obtenção de crédito e o acesso às novas tecnologias; ampliando as possibilidades de exportação de produtos e serviços; orientando sobre vendas ao governo; e debatendo sugestões para aprimorar a regulamentação das atividades empresariais e o pagamento de impostos.

O economista da Fecomércio MG explica que os representantes das entidades que integram o fórum se reúnem periodicamente. Segundo Almeida, são discutidos os principais gargalos dos pequenos negócios e apresentadas propostas para resolução dos problemas. A partir dos encontros, as propostas de políticas públicas para o setor são formatadas e encaminhadas para aprovação nas assembleias gerais.