Fortalecimento do comércio de tecidos

27 de jul de 2018

O presidente interino do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, Lúcio Emílio de Faria Júnior, recebeu na última sexta-feira (20/07), na sede da instituição, Narain Aggarwal, presidente do Conselho de Promoção e Exportação de Sintéticos & Raiom da Índia (SRTEPC). A pauta do encontro tratou de um convite feito pelo representante indiano aos empresários mineiros do setor têxtil para que participem da Source India 2018, que será realizada entre os dias 21 e 23 de setembro, na cidade de Surat, na Índia. Os organizadores do evento estimam movimentar US$ 140 milhões em negócios.

A Índia é uma referência mundial em exportação de matéria-prima para a indústria têxtil. O país ocupa o segundo lugar na produção de tecidos e confecções entre todos os países. Para dar destaque a esse segmento, é promovida anualmente a Source India, que está na segunda edição organizada pelo SRTEPC. “O mercado brasileiro é muito importante para o mercado indiano. Queremos fortalecer ainda mais essa relação”, afirmou o empresário Narain Aggarwal.

O presidente interino do Sistema Fecomércio MG ressaltou que as empresas mineiras da capital e interior são grandes importadoras de tecidos. Ele também afirmou que a instituição tem interesse na criação de uma delegação representativa do Estado para a participação na feira, que acontecerá no próximo mês.

Oportunidade

Neste ano, o evento conta com o apoio do Sindicato do Comércio Atacadista de Tecidos, Vestuário e Armarinhos de Belo Horizonte (Sincateva BH), filiado à Fecomércio MG. O encontro contará com mais de 200 expositores, que oferecem produtos e informações para empresários, associações e interessados no mercado indiano, além de 5 mil visitantes.

Com o propósito de ampliar a participação de empresas brasileiras do setor têxtil no evento, os organizadores da Source India 2018 abriram inscrição para interessados na feira. Há a possibilidade de reembolso de despesas com transporte e hotel no valor de até US$ 1.500, após avaliação do Comitê de Seleção do SRTEPEC. Os interessados em participar (potenciais compradores da feira) têm até o dia 7 de agosto para realizarem a inscrição de suas empresas pelo link. O formulário deverá ser preenchido e encaminhado para o e-mail sourceindia@srtepc.in, juntamente com os documentos listados no item 18 do mesmo. Mais informações sobre a feira podem ser obtidas na Câmara de Comércio Índia Brasil, por meio do telefone (31) 3055-3836.

Encontro na Federação

Também participaram do encontro a representante da Câmara de Comércio Índia Brasil, Nathalia Rodrigues; os diretores regionais do Sesc em Minas, Luciano de Assis Fagundes, e Senac em Minas, Gustavo Guimarães; Claudia Sousa, assistente administrativa do Sincateva BH, filiado à Fecomércio MG; Danilo Manna, coordenador comercial da Fecomércio MG; e Ronan Aguiar, coordenador de comunicação, marketing e eventos da Fecomércio MG.