Segs debate inovação na gestão sindical

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A inovação em suas várias vertentes norteou o segundo encontro do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (Segs). O evento ocorreu na última sexta-feira (20/07), no auditório Caetano Vasconcelos, na unidade do Senac em Belo Horizonte. Ao longo do dia foi colocada em prática a nova metodologia de treinamento do programa, mais adequada à realidade dos sindicatos patronais.

O presidente interino do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, Lúcio Emilio de Faria Júnior, ressaltou o papel das ações inovadoras para o futuro da atividade sindical patronal. “Espero que todos os presentes aproveitem a oportunidade de aprender mais sobre inovação e não deixem de compartilhar experiências com outros sindicatos. Assim estaremos preparados para enfrentar as novas exigências que o futuro sindical nos reserva”, declarou no encontro.

A segunda edição solidifica um modelo mais dinâmico e integrado do programa, que busca melhorar a representatividade das entidades sindicais, gerando mais valor aos representados. O multiplicador do Segs e coordenador de Gente e Gestão da Fecomércio MG, Hildebrando Vasconcelos, explica que o Segs foi readequado para valorizar não só os especialistas da Federação, mas também para ampliar nossos horizontes e incentivar a interação e o conhecimento, com a presença de profissionais de mercado.

Inovação no contexto sindical

A palestra de abertura do evento, ministrada pelo coordenador jurídico sindical da Federação, Thiago Magalhães, abordou a Contribuição Negocial Patronal, solução estudada como uma forma de intermediar interesses dos empregadores em Convenções Coletivas de Trabalho. Ainda pela manhã foi apresentada a palestra “Cultura de sucesso em tempos modernos”, com o fundador da empresa de serviços de e-commerce Brasil na Web, Luiz Eduardo Monteiro.

Durante a tarde foi ministrada a palestra “Os 4Rs da evolução do varejo”, com o especialista em cultura e gestão de atendimento Edmour Saiani. Segundo o palestrante, os representantes sindicais precisam contribuir com os empresários para que seus negócios alcancem respeito, reputação e resultados, construindo um relacionamento de fidelidade com o cliente. “Os sindicatos e a Federação têm uma causa espetacular: ajudar o varejo a evoluir.”

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Especialista em cultura e gestão de atendimento Edmour Saiani detalhou os 4Rs do varejo: respeito, reputação, relacionamento e resultados. Crédito: Divulgação Fecomércio MG

Saiani acredita que os 4Rs juntos constroem o sucesso dos negócios no varejo. O especialista defende que o respeito a todos é a base para a construção de uma reputação sólida. As equipes, neste contexto, não só se engajam em torno de uma causa, ajudando a consolidar as marcas, como cultivam relacionamentos com o cliente, transformando cada contato em resultados. “O cliente elogia, recomenda e paga mais pelo serviço quando bem tratado”, observa.

Clique aqui e confira a palestra na íntegra

O evento também contou com a palestra “Boleto com Registro: benefícios e impactos para as empresas”. Ela foi ministrada por Whinter Gonçalves, consultor técnico avançado da gerenciadora de pagamentos on-line Gerencianet. O especialista mostrou as mudanças e os impactos dos boletos registrados para a rotina das empresas no país. Ao longo do encontro ainda foram apresentados os produtos e serviços do Sesc em Minas , além de novos produtos e projetos da Fecomércio MG, como o Sindicato Cinco Estrelas.

Conheça o Segs

Criado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o programa visa incentivar a excelência na gestão de federações e sindicatos, capacitando líderes e executivos sindicais para que tenham uma atuação mais eficaz em prol dos interesses de seus representados.

O Segs se estrutura em seis eixos: atuação legislativa, relações sindicais, representação, produtos e serviços, atuação gerencial e comunicação institucional. O programa preconiza a autoavaliação e o compromisso com a busca por melhorias constantes. Atualmente, o Segs conta com uma plataforma on-line, o  Sistema de Avaliação Sindical (SAS), onde são identificados, em três etapas, possíveis pontos de melhorias da entidade em sua atuação – autoavaliação, avaliação de verificação e avaliação de consenso – fomentando o autoconhecimento e o desenho de metas para uma atuação cada vez mais eficaz e comprometida.

 

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