Simpósio orienta sobre nova plataforma de registros de exportações

Página Inicial / Notícia / Cursos e eventos / Simpósio orienta sobre nova plataforma de registros de exportações

A Fecomércio MG, seguindo seu propósito de auxiliar o empresário nos processos relativos ao comércio exterior, realiza o Simpósio DU-E – Declaração Única de Exportação. O evento gratuito acontecerá no dia 2 de agosto, na sede da entidade. O objetivo é apresentar aos participantes toda a parte processual da nova plataforma para registro das vendas externas, que passou a ter caráter obrigatório no início de julho.

Dessa forma, os exportadores terão que migrar completamente suas operações para essa ferramenta, uma vez que os sistemas atualmente utilizados para o cadastro foram interrompidos. Entre as facilidades oferecidas pela mudança está a substituição, pela DU-E, de três documentos processados até então: Registro de Exportação (RE), Declaração de Exportação (DE) e Declaração Simplificada de Exportação (DSE). Além disso, haverá integração da plataforma com a Nota Fiscal Eletrônica (NF-E).

O treinamento abordará as principais informações para o uso adequado da nova plataforma, assim como a integração das interfaces da DU-E com as normas do comércio exterior brasileiro, no que diz respeito a operações administrativas e de intercâmbio comercial, aduaneiras, tributárias, fiscais e incentivos fiscais tributários, financeiros e creditícios. Também está previsto um espaço para perguntas e respostas.

O Simpósio DU-E será apresentado pelo instrutor Alexandre Marques, especialista em Comércio Exterior, graduado em Ciências Jurídicas e pós-graduado em Ciências Gerenciais. Há 40 anos como docente e gestor de empresas nas áreas de Comércio Exterior do Brasil e Logística Internacional, ele também é professor convidado do Instituto de Educação Tecnológica (Ietec), da Fundação Dom Cabral, e do IEC/PUC Minas, vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos Aduaneiros (Abead), agente geral para Minas Gerais da DS UTi AIR & SEA Agenciamentos de Transportes e diretor de operações da Comércio Exterior e Internacional (Intercomex).

SERVIÇO: Simpósio DU-E – Declaração Única de Exportação
Data: 2 de agosto (quinta-feira)
Horário: 08h30 às 12h
Local: Fecomércio MG (Rua Curitiba, 561, Centro – BH)
Valor: gratuito*
Inscrições: http://www.fecomerciomg.org.br/2018/07/simposio-de-declaracao-unica-de-exportacao/

* As vagas são limitadas.

Postagens Recentes