Fecomércio MG cria novo serviço aos sindicatos

1 de ago de 2018

Fortalecer a relação com os sindicatos e ofertar serviços mais eficientes. Com esse objetivo, a Fecomércio MG lançou, em julho, o Sindicato 5 Estrelas. O projeto nasceu com o propósito de trazer as melhores práticas do mercado para cada comarca. A ideia é alavancar a atividade sindical com treinamentos direcionados, produtos e serviços personalizados, assim como auxiliar na escolha de soluções empresariais.

Uma pesquisa da empresa de dados customizados Segment, realizada em 2017, nos Estados Unidos, mostrou que 71% dos consumidores ficam frustrados com uma experiência impessoal na hora de adquirir um serviço. Como forma de conhecer e alcançar a personalização desses atendimentos, além de acompanhar de perto as entidades que aderirem à proposta, a Federação irá elaborar estudos para compreender as necessidades da região em que atua cada sindicato.

Uma das idealizadoras do Sindicato 5 Estrelas, Natália Gomes, destaca que o projeto pretende desenvolver, de forma assertiva, clara e objetiva, as melhores habilidades para que a entidade sindical contratante tenha autonomia para direcionar os empresários filiados.

A cocriadora do Sindicato 5 Estrelas, Nathalia Malta, destaca que o projeto coloca em prática a missão da Fecomércio MG. “Nosso compromisso é assegurar às empresas mineiras do setor de comércio de bens, serviços e turismo as melhores condições para gerar resultados positivos e desenvolver a sociedade, fortalecendo a entidade e estreitando ainda mais os laços com os sindicatos”, declara.

Um ‘piloto’ foi feito no Sindcomércio de Caratinga, na Região do Vale do Rio Doce, com bons resultados. “O projeto já está estruturado e em funcionamento”, relata Gomes.

Planejamento

As entidades sindicais de primeiro grau precisam passar por cinco etapas para conseguir resultados positivos com o Sindicato 5 Estrelas:

Conhecer as necessidades sindicais – o primeiro passo é realizar estudos e reconhecer a base onde o sindicato atua, conseguindo, dessa forma, atender as expectativas de forma assertiva.
Tratar as necessidades apresentadas – após a entrega do estudo, o sindicato irá analisar a proposta. Nessa fase são feitos os ajustes necessários para que o projeto atenda as demandas da região.
Entregar a proposta – na terceira etapa é entregue a proposta ajustada, com o cronograma das ações que serão efetuadas para o fomento do sindicato.
Executar – nesta fase começa o processo de pôr a ‘mão na massa’. As tratativas serão feitas por meio de Skype ou de forma presencial pela equipe técnica do Comercial da Fecomércio MG, e ao mesmo tempo com o sindicato, colocando em ação as melhores práticas escolhidas.
Acompanhar – a fase final é um ‘ciclo infinito’, pois nela serão percebidos e colhidos os frutos do projeto, e efetuados os ajustes para a melhoria contínua.

Tem interesse em levar o projeto para o seu sindicato? Entre em contato pelo e-mail estrategiaeinovacao@fecomerciomg.org.br ou pelos telefones (31) 3270-3482/ 3423 e saiba mais sobre o Sindicato 5 Estrelas.