Empresários de BH e Argentina participam de Rodada de Negócios

4 de set de 2018

A Argentina é o terceiro país do mundo que mais importa produtos de Minas Gerais e também exporta aos mineiros. O intercâmbio econômico que tem se fortalecido a cada ano, especialmente com o apoio de instituições ligadas ao comércio, indústria e serviços, além de empresários que buscam ampliar a atuação internacional. No próximo dia 10 de setembro, mais um passo será dado nesse sentido, com a realização do Encontro Empresarial e Rodada Internacional de Negócios de Alimentos e Bebidas, em Belo Horizonte. Será o segundo encontro comercial entre os dois parceiros neste ano.

O evento acontecerá no Hotel Promenade BH Platinum, no bairro Lourdes, das 9h às 13h e entre 14h30 e 18h. As empresas que tiverem interesse em participar podem se inscrever pelo e-mail comercial_cbelo@mrecic.gov.ar ou pelo telefone (31) 3047-5490. A Rodada de Negócios é uma iniciativa do Consulado Geral da Argentina em Belo Horizonte e da Agência Argentina de Investimentos e Comércio Internacional. A Fecomércio MG apoia o encontro junto com a Câmara de Comércio e Indústria Argentina-Minas Gerais (CCIAMG), a Associação Mineira de Supermercados (Amis), o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Belo Horizonte (Sincovaga-BH) e o Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios de Belo Horizonte e Contagem (Sincagen).

A expectativa é pela participação de, aproximadamente, 15 empresários do país vizinho – com destaque para os segmentos de lácteos, vinhos, azeites e panificação – e outros 60 da capital mineira. O objetivo é estabelecer vínculos, conhecer as demandas das duas regiões, viabilizar intercâmbios empresariais e a realização de negócios. “Já houve uma rodada bastante produtiva em abril. O evento é uma grande oportunidade de colocar, frente a frente, vendedores e compradores com poder de decisão para fechar a compra ou desenvolver uma negociação futura”, avalia o presidente da CCIAMG e presidente do Sincagen, Marcus do Nascimento Cury.

De acordo com o cônsul-geral da Argentina em Belo Horizonte, Ricardo Massot, o intercâmbio comercial entre as duas economias tende a fortalecer ainda mais esse mercado. “A promoção de ações como a Rodada de Negócios ajuda a criar um comércio mais diversificado. Nosso interesse é seguir ampliando esses projetos, de modo a favorecer as duas partes. Queremos dar impulso a outros tipos de produtos, com maior valor agregado e mais tecnologia.”

Cury ressalta o papel fundamental das entidades empresariais para o avanço dessas ações. “Elas conhecem as prioridades de cada segmento e, assim, conseguem conduzir melhor esse processo. Por isso, expandimos os contatos com os argentinos em 2017 e, agora, passamos efetivamente à ampliação dos negócios. É muito bom perceber que essa parceria bilateral está frutificando”, completa. O comércio Brasil-Argentina é caracterizado por produtos de alto valor agregado, como autopeças, derivados de petróleo e química fina, além dos alimentos.

Serviço – Encontro Empresarial e Rodada Internacional de Negócios de Alimentos e Bebidas
Data e horário: dia 10 de setembro, de 9h às 13h e de 14h30 às 18h
Local: Hotel Promenade BH Platinum
Endereço: Avenida Olegário Maciel, 1748, Lourdes – Belo Horizonte