Mercado digital para empreendedores

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O marketing digital é uma valiosa ferramenta para quem deseja ampliar a divulgação de produtos ou serviços no mercado. Além de uma estratégia eficaz, a criação de conteúdo no ambiente virtual ajuda a fomentar os negócios, atingindo diferentes públicos. A influência dessas mídias foi mensurada por uma pesquisa da consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC). O levantamento revelou que mais de 75% dos brasileiros são influenciados a comprar produtos a partir de anúncios disponíveis nas redes sociais. O tema foi abordado no Fire Festival 2018, realizado entre 27 e 29 de setembro, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

Considerado um dos maiores eventos de empreendedorismo, marketing e cultura digital da América Latina, o encontro apresentou mais de 60 atrações nacionais e internacionais, em dois palcos simultâneos. Especialistas de diferentes áreas apresentaram cases, estratégias, tendências e desafios para empreendedores alavancarem os seus negócios, principalmente no mercado digital. “Começar pequeno é o jeito natural de dar os primeiros passos. O aprendizado que você tem ao começar aos poucos é o que vai te manter no topo”, ressaltou o CEO e cofundador da Hotmart, João Pedro Resende.

Melhoria contínua e conteúdo gratuito

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No primeiro dia do evento, Mairo Vergara explicou como seu curso de inglês se tornou um dos mais populares e vendidos do país. Crédito: Inusitado Fotografia/ Divulgação

Fenômeno do mercado digital, Mairo Vergara mantém um curso de inglês com o seu nome. Em sua palestra, ele relatou como, ao entrar para um curso de japonês na infância, transformou o aprendizado em recordes de acessos em suas páginas na internet e em vendas para seu curso. Vergara soube valorizar o produto que tinha a oferecer, desenvolvendo, por anos, um método que facilita a aprendizagem de idiomas. A opção de escolher uma estratégia de marketing e aperfeiçoá-la, além de fornecer conteúdo gratuito para fortalecer a marca, garantiu o sucesso nas vendas. “Quando você gera mais valor do que qualquer outro player do seu mercado, a única opção do seu cliente é comprar o seu produto”, disse.

A experiência começa no on-line

Aguardado pelo público, o Head de Parcerias do Google, Adriano Nasser, apresentou as melhores estratégias de intenção de compra do site mais visitado do mundo e como o buscador é indispensável para quem está sempre conectado. Segundo Nasser, atualmente há 8 bilhões de dispositivos conectados na internet, número que pode chegar a 20 bilhões até 2020. Por isso, é fundamental que a marca e/ou a empresa tenha presença on-line. “As pessoas passam mais tempo na internet conhecendo o produto do que efetivamente nas lojas físicas. É cada vez mais comum ler a experiência de outros usuários antes de comprar.”

Internacionalização da marca

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Anitta participou do segundo dia do festival, contando como construiu sua imagem nas mídias sociais e internacionalizou a sua marca. Crédito: Inusitado Fotografia/ Divulgação

Uma das atrações mais esperadas do Fire Festival, a cantora e empresária Anitta contou como foi o começo da sua história na música. Ela compartilhou seus maiores erros, acertos e aprendizados enquanto líder de uma equipe com mais 200 pessoas, entre colaboradores diretos e indiretos. A artista também relatou as estratégias usadas para se lançar no mercado internacional. O segredo foi entender que, mesmo sendo um sucesso no Brasil, era preciso recomeçar, a passos pequenos, lá fora. “Você não pode chegar em outro país, outra cultura, com o mesmo pensamento e estratégias do mercado que já conquistou”, contou.

Durante o encontro, Anitta ainda falou sobre como lida com o desafio de tentar novas realizações. Para a cantora, é importante confiar na opinião do outro e apostar em novas estratégias sem colocar o negócio em risco. “A ideia que funcionou bem para um produto, provavelmente não deve produzir os mesmos resultados se replicada. Por isso, é sempre preciso inovar, mas com cautela.”

Além desses palestrantes, o evento contou outros nomes do mercado, como Amanda Felicio (Disney), Daniel Kawano (Blizzard), Nathalia Arcuri (fundadora do canal de finanças Me Poupe!), Kiko Loureiro (músico e especialista em marketing musical), Diogo Kotscho (Orlando City), entre outros.

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