Confira dicas para aproveitar a Black Friday 2018

19 de nov de 2018

Um dos eventos mais aguardados pelo comércio varejista está chegando. A Black Friday, como é conhecida mundialmente, é um movimento criado pelos empresários do comércio para realizar promoções e oferecer condições especiais em produtos nas lojas físicas e on-line na quarta sexta-feira do mês. Neste ano, a ação acontecerá no dia 23 de novembro, e promete bater novos recordes de faturamento. De acordo com dados da consultoria em comércio eletrônico Ebit, a expectativa é que as vendas no ambiente virtual cresçam 15% em relação a 2017, atingindo R$ 2,43 bilhões.

A analista de pesquisa da Fecomércio MG, Elisa Castro, acredita que o sucesso da iniciativa se deve ao fato de a data ter se tornado uma excelente oportunidade para que as pessoas antecipem as compras de Natal. De acordo com a pesquisa Expectativa para a Black Friday, realizada pela Federação, 23,8% dos belo-horizontinos aguardam a chegada do evento para ir às compras. A pesquisa também revela que a maioria (62,2%) dos consumidores planeja gastar valores superiores a R$ 500 na ocasião.

Você pretende comprar na Black Friday deste ano? Então, confira abaixo seis dicas do professor e coordenador do curso de Administração do Ibmec, Eduardo Coutinho, sobre como aproveitar as promoções, adquirir produtos com segurança e não prejudicar o orçamento no final do mês.

1. Tenha um objetivo: identifique qual produto você quer ou precisa; essa é uma ótima forma de começar uma compra. Faça pesquisas em vários sites e filtre suas preferências. Assim você economiza tempo e dinheiro no momento das buscas.
  2. Identifique o valor regular: procure pesquisar o valor do produto antes das promoções anunciadas. Confira se a promoção é realmente uma oferta e não “a metade do dobro do preço”.
  3. Pesquise sobre os fornecedores: procure fazer compras com as empresas que apresentarem bom histórico e comentários positivos de consumidores. Muitos sites de busca apresentam esses dados de acordo com os produtos escolhidos e o espaço de comentários sobre a entrega.
  4. Estude as formas de pagamento: algumas promoções possuem condições especiais para pagamento à vista, uma ótima opção na hora de economizar. Por outro lado, o uso do cartão de crédito sem juros pode ser a solução para realizar mais de uma compra, se você estiver sem dinheiro no banco. Se for comprar a prazo, veja se será possível pagar as prestações sem se endividar. Não se esqueça de se planejar!

E você empresário, está preparado para a data? Veja abaixo as sugestões do supervisor de marketing da Fecomércio MG, Everton Silva, para aproveitar melhor o momento:

1. Não engane o cliente: jamais “maquie” as promoções, atitude que só serve para manchar a reputação da empresa. O ideal é aproveitar a Black Friday para oferecer descontos imbatíveis, pelo menos em algum artigo da loja, e chamar a atenção do público.
  2. Negocie com os fornecedores: desta forma, é possível garantir um mix de produtos atrativos para o consumidor. Esse aspecto também está ligado à reposição dos estoques para os itens que costumam ter alta procura, de modo a não frustrar o cliente.
  3. Tenha atenção às vendas on-line: o site precisa ser todo conferido, do conteúdo ao funcionamento dos links, sendo necessário, inclusive, se certificar de que o servidor suportará o aumento da visitação durante as promoções, garantindo uma boa experiência do usuário e a conclusão da compra.
  4. Fidelize o cliente: aproveite a data para ativar os canais de comunicação e manter o cliente. Com informações mais precisas, e que permitem conhecer melhor o perfil, os interesses e desejos das pessoas, é possível criar campanhas com alto grau de proximidade para diversos públicos, estabelecendo um relacionamento mais direto e assertivo com o consumidor.