Inadimplência se mantém sob controle em BH

12 de nov de 2018

[vc_row][vc_column][vc_column_text]O percentual de famílias com contas em atraso apresentou um leve recuo em Belo Horizonte, passando de 34,5%, em setembro, para 34%, em outubro. O volume de pessoas que não terão condições de quitar os débitos vencidos também caiu: de 16,6% para 15,9%. O resultado faz parte da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), elaborada pela Fecomércio MG, com base em dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A análise retrata o comprometimento da renda com financiamento de imóveis, carros, empréstimos, cartões de crédito, lojas e cheques pré-datados, bem como a capacidade de pagamento dos consumidores.

Ainda conforme o levantamento, 67,3% dos belo-horizontinos estão endividados, valor um pouco superior aos 66,7% apurados no mês anterior. A principal modalidade de dívida continua sendo o cartão de crédito (77,8%). “Neste caso, é importante que tenham atenção e planejem bem os gastos para não perder o controle do orçamento, pois o cartão possui os maiores juros praticados no mercado. Em média, chegam a 278,88% ao ano no crédito rotativo”, alerta o economista da Federação, Guilherme Almeida. Em seguida, aparecem o financiamento de carro (18,4%), financiamento de casa (16,6%), carnês (16,5%) e cheque especial (12,4%).

Entre as famílias com dívidas pendentes, a maioria (58,3%) afirma que o período de atraso é superior a 90 dias. Além disso, 52,4% dos entrevistados têm um comprometimento entre 11% e 50% da renda, enquanto outros 24%, aproximadamente, estão com mais da metade do orçamento mensal envolvido em financiamentos diversos. “A manutenção do endividamento praticamente nos mesmos patamares, como indica a Peic, sugere um ritmo mais lento na recuperação do consumo. No entanto, as famílias têm sentido a necessidade de colocar as contas em dia – inclusive pela proximidade das festas de final de ano – e buscado reduzir as dívidas atrasadas”, argumenta Almeida.[/vc_column_text][mk_button dimension=”flat” size=”large” outline_skin=”dark” outline_active_color=”#fff” outline_hover_color=”#333333″ bg_color=”#004d99″ text_color=”light” url=”https://fecomerciomg.org.br/wp-content/uploads/2018/11/10.2018-Peic-BH.pdf ” target=”_blank” align=”center” fullwidth=”true” margin_top=”15″ margin_bottom=”15″]Leia a íntegra da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), relativa a outubro/2018.[/mk_button][/vc_column][/vc_row]