Inadimplência mantém queda em Belo Horizonte

17 de dez de 2018

[vc_row][vc_column][vc_column_text]O percentual de famílias com contas em atraso apresentou um novo recuo em Belo Horizonte, passando de 34%, em outubro, para 33,2%, em novembro. Em setembro, estava em 34,5%. No último mês, o volume de pessoas que não terão condições de quitar os débitos vencidos também caiu: de 15,9% para 15%. O resultado faz parte da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), elaborada pela Fecomércio MG, com base em dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A análise retrata o comprometimento da renda com financiamento de imóveis, carros, empréstimos, cartões de crédito, lojas e cheques pré-datados, bem como a capacidade de pagamento dos consumidores. “O recuo da inadimplência pode indicar a redução da implicação da renda das famílias destinada ao pagamento de dívidas. Uma vez que o patamar do endividamento não caiu, percebe-se que os consumidores têm sentido a necessidade de colocar as contas em dia – até mesmo pela proximidade do Natal – e buscado diminuir os débitos atrasados. A melhoria dos níveis de emprego, taxas de juros mais baixas e o pagamento do 13º salário são outros fatores favoráveis”, observa o economista da Fecomércio MG, Guilherme Almeida.

Ainda conforme o levantamento, 69,1% dos belo-horizontinos estavam endividados em novembro, percentual superior aos 67,3% apurados no mês anterior. A principal modalidade de dívida continua sendo o cartão de crédito (76,6%). Em seguida, aparecem os carnês (24,1%), financiamento de carro (23,9%) e financiamento de casa (17,5%). Entre as famílias com dívidas pendentes, a maioria (52,8%) afirma que o período de atraso é superior a 90 dias. Além disso, 53,8% dos entrevistados têm um comprometimento entre 11% e 50% da renda, enquanto outros 23,5% estão com mais da metade do orçamento mensal envolvido em financiamentos diversos.[/vc_column_text][mk_button dimension=”flat” size=”large” outline_skin=”dark” outline_active_color=”#fff” outline_hover_color=”#333333″ bg_color=”#004d99″ text_color=”light” url=”https://fecomerciomg.org.br/wp-content/uploads/2018/12/11.2018-Peic-BH.pdf ” target=”_blank” align=”center” fullwidth=”true” margin_top=”15″ margin_bottom=”15″]Acesse aqui a íntegra da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), relativa a novembro/2018. [/mk_button][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?