Iniciativas digitais são tema de workshop na Fecomércio MG

Página Inicial / Notícia / Cursos e eventos / Iniciativas digitais são tema de workshop na Fecomércio MG

O Go Digital, movimento de digitalização de processos e serviços ao cliente, é um dos gargalos do varejo em todo o mundo. O tema foi escolhido por empresários mineiros para ser o assunto da próxima etapa do Movimento Empresarial de Inovação e Competitividade (MEIC). Por isso, nos dias 23, 25 e 29 de janeiro, a Fecomércio MG irá realizar o Bootcamp Go Digital, evento gratuito, na sede da entidade, com os especialistas do Laboratório de Inovação do Varejo (ProVa), Suzana Monteiro Leonardi, Bruna da Silva Amancio e Rafael Piveta Manoel.

O termo bootcamp – em tradução livre, campo de treinamento – surgiu nas zonas militares dos Estados Unidos, onde ocorre a preparação dos soldados para a guerra. Com o passar do tempo, seu uso foi incorporado ao contexto dos negócios para definir um tipo de aprendizagem intensiva e acelerada.

A analista de negócios internacionais da Federação, Juliana Peixoto, acredita que a adaptação ao mundo digital ainda é um grande desafio para a maioria das empresas. O tema foi mapeado pelo MEIC e um dos mais votados pelos empresários que participaram da etapa de lançamento da iniciativa. Por isso, o workshop será uma oportunidade para entender melhor as oportunidades de digitalização dos negócios e vivenciar, na prática, a metodologia do design thinking, uma abordagem que permite encontrar caminhos inovadores pela perspectiva do consumidor final. “Neste evento, vamos elucidar, com empresas e especialistas do setor, formas de inserir o varejo nesse ambiente virtual, com foco no fomento ao crescimento das empresas. Em três dias de imersão e aprendizado, idealizaremos e testaremos as ideias criando protótipos e entendendo como elas funcionarão no mundo real para refinarmos a entrega de uma solução”, detalha Juliana.

O objetivo do Bootcamp Go Digital é, além de debater as oportunidades e desafios da digitalização nos negócios, desenvolver um protótipo de solução nessa área para o varejo, por meio de um grupo multifuncional, formado por empresários – que vivenciam os gaps e desafios do setor – e especialistas do ecossistema de inovação digital – que poderão contribuir com suas experiências e expertise no tema.

As inscrições podem ser realizadas no portal da Federação.

Serviço – Bootcamp Go Digital

Data: 23, 25 e 29 de janeiro de 2018
Horário: 09h30 às 17h30
Inscrições gratuitas: http://www.fecomerciomg.org.br/2019/01/m-e-i-c-bootcamp-go-digital/
Local: Fecomércio MG
Endereço: Rua Curitiba, 561, 14º andar, Centro – Belo Horizonte

Sobre o MEIC

Para promover ações de inovação nos setores de comércio e serviços de Minas Gerais, a Fecomércio MG lançou, em 2018, o Movimento Empresarial de Inovação e Competitividade (MEIC). O projeto é fruto do acordo de cooperação técnica com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), vinculada ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). A entidade tem sede em Brasília e, apesar da atuação voltada à área industrial, atende, desde meados de 2016, ao setor terciário. Em razão desse trabalho, a ABDI criou o Laboratório de Inovação do Varejo (ProVa), iniciativa que inspirou o MEIC.

Postagens Recentes