Etapa do MEIC apresenta oportunidades do mercado digital

Página Inicial / Notícia / Cursos e eventos / Etapa do MEIC apresenta oportunidades do mercado digital

Aliar a tecnologia com a estratégia de desenvolver produtos focados nas necessidades, desejos e limitações dos clientes. Essa foi a proposta do Bootcamp Go Digital, capacitação intensiva para o varejo, realizada pela Fecomércio MG nos dias 23, 25 e 29 de janeiro. A ação faz parte do Movimento Empresarial de Inovação e Competitividade (MEIC).

O evento foi realizado em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI, ministrado pelos especialistas do Laboratório de Inovação do Varejo (ProVa), Suzana Monteiro Leonardi, Bruna da Silva Amancio e Rafael Piveta Manoel, e contou com a participação de empresários mineiros e profissionais da área para identificar as oportunidades de digitalização dos negócios. Como resultado dos três dias de imersão e conhecimento, os participantes criaram protótipos digitais para atender diferentes segmentos.

A analista de negócios internacionais da Federação e idealizadora do MEIC, Juliana Peixoto, explica que a adaptação ao mundo digital ainda é um grande desafio para a maioria das empresas varejistas. “Identificamos que muitos não conhecem as oportunidades desse mercado e, por isso, não consideram essa mudança como um investimento”, explica.

Além de debater as oportunidades da digitalização nos negócios, o evento permitiu que os participantes criassem protótipos por meio de atividades da metodologia do design thinking. A abordagem permite elaborar estratégias inovadoras, focando no consumidor final.

De acordo com Juliana, a partir das ideias desenvolvidas durante o bootcamp, foram criados modelos digitais que atendem a diferentes segmentos, como moda, construção civil e autopeças. “O Design thinking é uma abordagem de trabalho que nos apoia a buscar soluções inteligentes para atender os gaps dos clientes, com base em empatia e interatividade. Além de chegarmos aos protótipos, a ação permitiu a capacitação das empresas na metodologia, o networking entre varejistas e profissionais digitais. Além do compartilhamento de ideias e inspirações que levarão para seus ambientes de trabalho e auxiliarão na busca por melhorias e inovações nos processos”, conta Juliana.

Inspiração para o dia a dia 

O Bootcamp Go Digital foi uma oportunidade de debater os gargalos e ações tecnológicas em prática no comércio no Estado. Presente no evento, a analista do Sebrae Minas, Samira Ribeiro, considera necessário analisar possíveis formas de atuação do mercado e como o cenário digital pode gerar mais comodidade e facilidade para empresários e clientes. “Reunir empresas que atuam em segmentos e áreas distintas ajuda a identificar inovações que podem ser aplicadas no comércio, das mais simples às mais sofisticadas. O legado que fica desse encontro é a construção conjunta, que contribui para termos um olhar diferenciado para o setor”, analisa.

As novas possibilidades de atuação foram percebidas pela empresária Kelly Alessandra, proprietária do Centro Automotivo Léo. Ela conta que já começou a aplicar as atividades aprendidas no curso com a sua equipe. “São dias que vivemos intensamente a teoria e a prática, criando possibilidades de utilizar a metodologia em diferentes negócios. Antes mesmo de finalizar o curso, eu reuni a minha equipe e começamos a criar um painel de inspirações para pensar em propostas de mudança”, conta.

O designer de produto da agência Kordica, Vítor Henrique Prates, contou que já conhecia o método do design thinking e que o aplica na sua agência. “O treinamento com foco no comércio mostra um cenário diferente. Sabemos que é um setor com grande competitividade e que tem o desafio de se digitalizar”, diz.

Sobre o MEIC

Para promover ações de inovação nos setores de comércio e serviços de Minas Gerais, a Fecomércio MG lançou, em 2018, o Movimento Empresarial de Inovação e Competitividade (MEIC). O projeto é fruto de um acordo de cooperação técnica com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), vinculada ao governo federal.

O próximo encontro será o “Workshop buscando soluções inovadoras para os desafios do comércio e serviços”, no dia 12 de fevereiro, de 9h15 às 13h30, na sede da Federação. As inscrições são gratuitas. Saiba mais no site: www.fecomerciomg.org.br.

Postagens Recentes