Levantamento inédito analisa consumo durante o Carnaval

26 de fev de 2019

[vc_row][vc_column][vc_column_text disable_pattern=”true” align=”left” margin_bottom=”0″]A consolidação do Carnaval de rua de Belo Horizonte abre oportunidades para o incremento das vendas na cadeia de comércio, serviços e turismo da capital mineira. As atividades do período atraem turistas e fazem com que o morador permaneça na cidade durante o período festivo. De acordo com o levantamento “Carnaval de Belo Horizonte 2019 – Intenção de Consumo”, metade dos foliões que estarão na cidade pretendem gastar entre R$100,00 e R$300,00 com fantasias, bebidas e alimentação, dando preferência para pagamentos à vista, no dinheiro ou no débito.

A análise elaborada pela área de Estudos Econômicos e o setor de Negócios Turísticos da Fecomércio MG, em parceria com a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), integram um levantamento inédito, que busca identificar o perfil do folião que estará presente no Carnaval da cidade.

As atrações gratuitas são as preferidas dos foliões, sendo que 98,9% irão aos blocos de rua e 86% já participaram dos ensaios gratuitos. Ainda entre os entrevistados, 34,3% pretendem confeccionar suas próprias fantasias e 16,2% comprarão itens prontos. Os locais mais procurados para as compras serão as lojas de acessórios (57,6%) e armarinhos (52,2%). A variedade de produtos e o baixo custo são itens de grande impacto para a escolha do local de compras.

A analista de turismo da Fecomércio MG, Milena Soares, destaca que as empresas que estarão abertas durante o Carnaval devem se preparar para atender com qualidade o grande movimento previsto para o período. “É importante levar sempre em consideração o perfil do público e quais são os produtos mais procurados e vendidos, além de estar atento às tendências. É fundamental contar com funcionários bem treinados e estoques reforçados para não gerar frustação e arrependimentos nos consumidores. Brindes, cortesias e espaços bem ornamentados e preparados para receber os foliões são diferenciais e ajudam na fidelização do cliente”, acrescenta.

Sobre a pesquisa

O levantamento foi realizado com o intuito de identificar as expectativas de consumo dos foliões durante o evento. Os resultados refletem o comportamento de 364 foliões que responderam a um questionário on-line e confirmaram participar do Carnaval de Belo Horizonte em 2019. A coleta ocorreu entre os dias 15 e 21 de fevereiro de 2019. Ao todo, 414 pessoas acessaram a avaliação.

Crédito da foto: Pedro Gonçalves / Prefeitura de Belo Horizonte[/vc_column_text][mk_button dimension=”flat” size=”large” outline_skin=”dark” outline_active_color=”#fff” outline_hover_color=”#333333″ bg_color=”#004d99″ text_color=”light” url=”https://materiais.fecomerciomg.org.br/carnaval-2019-intencao-de-consumo” target=”_blank” align=”center” fullwidth=”true” margin_top=”15″ margin_bottom=”15″]Acesse aqui o levantamento Carnaval de Belo Horizonte 2019 – Intenção de Consumo. [/mk_button][/vc_column][/vc_row]