Oficina Design Participativo

Buscando soluções inovadoras para os desafios do comércio e serviços

OFICINA


A Fecomércio MG quer te ouvir!

No dia 12 de fevereiro, na sede da Fecomércio MG, reuniremos empresários do comércio e serviços para entender as expectativas do empresariado, frente ao projeto MEIC, e entregar soluções reais que encaixem no seu negócio.

Através de uma oficina, em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), vamos trabalhar o design participativo que envolve todos os atores da cadeia produtiva do comércio e serviços de inovação, para criar as soluções inovadoras e aderentes ao sucesso de sua empresa. Fica a dica: você pode usar essa metodologia para você reinventar o seu negócio!

Faça sua inscrição e participe desse movimento que está otimizando e dinamizando o comércio mineiro. 

PROGRAMAÇÃO


9h00 – Credenciamento
9h30 – Apresentação do Movimento Empresarial de Inovação e Competitividade (MEIC) e do Laboratório de Inovação do Varejo (ProVA)
9h50 – Panorama de inovação do setor
10h10 – Cocriação: definindo os principais desafios de inovação do MEIC
11h00 – Coffee-break
11h15 – Cocriação: definindo a experiência do usuário no MEIC
12h15 – Apresentação dos resultados
13h00 – Encerramento

PÚBLICO-ALVO


Destinado a empresários do comércio e serviços que atendem o consumidor final, instituições e profissionais da área de inovação do Estado.

INFORMAÇÕES


Data: 12 de fevereiro

Horário: 09h00 às 13h00

Local: Fecomércio MG

Rua Curitiba, 561 – Centro – Belo Horizonte, MG
Mostrar no Google Maps

Currículo dos Palestrantes
Bruna Amâncio
É engenheira e designer. Atualmente é especialista em Design de Serviços. Uniu os conhecimentos em gestão de projetos e processos com metodologias e ferramentas do Design Thinking. Como engenheira, atuou como especialista na área de cobertura celular e gerente de projetos responsável pela implantação do sistemaindoor nos estádios da Copa do Mundo pela Nextel. Como Designer de Serviços desenvolveu diversos projetos para melhorar a experiência de serviços para empresas como Itaú, Santander e BeautyBox.

Suzana Leonardi
Formada em Marketing pela ESPM, Suzana Leonardi é mestre em Administração pela FECAP e especialista em Gestão Estratégica e Tecnológica pela UFRJ. Com mais de 20 anos de experiência, apoiou o desenvolvimento e a criação de diversos negócios e serviços, em startups e instituições estabelecidas, desde a etapa de pesquisa e prospecção até a sua entrada no mercado. Sempre com foco em inovação, liderou projetos de prospecção e estratégia de negócios, análise de tendências, modelagem de programas de gestão e redes de inovação. Professora e palestrante, é co-autora de livros e artigos na área. Entre as empresas atendidas estão: Syngenta, Votorantim, Fibria, Serasa Experian, Sadia, Alcoa, Natura, Câmara dos Deputados, Grupo Ibmec e muitas outras empresas de renome.

Rafael Piveta
Graduado em Engenharia Mecânica pela Faculdade Estadual de Campinas, tendo cursado Design Engineering: Mechatronics na Middlesex University (London), pelo programa Ciência Sem Fronteiras. Atuou na área de planejamento e análises financeiras, no departamento financeiro de uma empresa do setor elétrico. Posteriormente, atuou como consultor na área de inovação aberta, tendo realizado projetos de Corporate Venture Capital, e na área de planejamento estratégico-tecnológico. Atualmente realiza projetos na área de gestão d a inovação, utilizando metodologias como Design Thinking.