Empresários seguem otimistas com a economia em 2019

Página Inicial / Notícia / Economia / Empresários seguem otimistas com a economia em 2019
Pelo sexto mês consecutivo, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) de Belo Horizonte registrou alta, atingindo 117,4 pontos em fevereiro. O resultado supera em mais de três pontos percentuais (p.p.) aquele atingido no mês de janeiro (114 p.p.). Os dados permanecem na fronteira do otimismo (acima dos 100) pelo quarto mês seguido.

O indicador mensal, elaborado pela Fecomércio MG, é feito com base em dados coletados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A pesquisa reflete as perspectivas em relação ao futuro da economia, do setor comercial e das empresas atuantes, afetando diretamente decisões relativas ao desenvolvimento local, como investimento e geração de novos empregos.

A analista de pesquisa da Federação, Elisa Castro, acredita que a manutenção do otimismo para os próximos meses estará condicionada às decisões do governo e à aprovação das reformas estruturais que o país precisa. “No ano de 2018, o comércio varejista alcançou melhores resultados. A inflação sob controle e a criação de novos postos de trabalho animaram grande parte dos empresários, otimistas em relação às vendas para os próximos meses. Mas, para planejar novos investimentos, eles ainda aguardam pela consolidação das reformas propostas pelo novo governo”, avalia.

Segundo Elisa, o Índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio (Icaec), um dos subindicadores que compõem o Icec, foi o fator que mais contribuiu para o aumento da confiança. Para a maioria dos empresários do setor, a condição da economia melhorou (51,4%). Esse percentual é ainda maior em empresas de grande porte, chegando a 66,7%. Em relação as condições atuais do negócio, quase 60% perceberam um cenário mais favorável.

Outro subindicador, o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (Iiec), registrou que 68,2% dos entrevistados pretendem ampliar o quadro de funcionários e 50,5% irão realizar algum tipo de investimento no negócio.

Já o Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (Ieec) aponta para um cenário de moderação na economia. Entre os empresários, 30,4% esperam por intensa melhora no cenário econômico, enquanto 62,6% acreditam em uma elevação de menor expressão.

Postagens Recentes