Fecomércio MG analisa a Lei de Proteção de Dados em palestra

Página Inicial / Notícia / Cursos e eventos / Fecomércio MG analisa a Lei de Proteção de Dados em palestra

As empresas estão no centro das atenções de uma legislação que promete transformar a coleta e o tratamento de informações dos cidadãos: a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Para explicar as consequências dessa mudança no ambiente de negócios, a Fecomércio MG receberá o CEO da Safe Orange, Marcos Calmon, que irá debater o tema com o coordenador jurídico tributário e legislativo da Federação, Marcelo Morais. Eles ministrarão a palestra “Lei de Proteção de Dados: saiba como se adequar e evitar multas” no dia 19 de março.

O encontro, na capital mineira, é uma parceria da entidade com a Safe Orange, especializada em serviços de segurança da informação. O evento também é o segundo do ciclo de palestras mensais promovido pelo projeto “Fecomércio em Conexão”, que propõe parcerias com empresas renomadas com o intuito de levar capacitação aos empresários mineiros.

Segundo Calmon, neste encontro será apresentado um panorama sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/2018), parcialmente em vigor desde o ano passado. O novo marco legal permitirá com que os usuários de serviços saibam por que as empresas públicas e privadas coletam dados pessoais, como e até quando armazenam e com quem compartilham.

Os cidadãos poderão, inclusive, solicitar a revogação, a portabilidade e a retificação das informações. Já as empresas serão obrigadas a fornecê-las de forma simples e clara, melhorando as políticas de transparência de uso e proteção de dados. “Para os empresários que usam a coleta de dados, conhecer a lei é crucial para evitar problemas legais e dar mais competitividade para a companhia.”

Além das medidas para garantir a segurança das informações, a palestra apresentará os aspectos legais da norma, debatendo, por exemplo, quando e como é possível coletar dados dos consumidores. De acordo com Morais, as empresas que não cumprirem a lei podem sofrer punições. “Além disso, processos legais estão previstos caso ocorram vazamentos de dados sem que as autoridades e o público sejam comunicados sobre o acontecimento”, ressalta.

As inscrições devem ser feitas pelo site da Federação. A participação no evento está sujeita a doação de produtos de higiene pessoal ou fralda geriátrica.

Fecomércio MG em Conexão

Com a proposta de capacitar e fortalecer a relação com os empresários do comércio de bens, serviços e turismo, a área Comercial da Fecomércio MG criou o projeto “Fecomércio em Conexão”. A iniciativa da Federação propõe que a entidade atue em diferentes frentes para promoção do encontro entre o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac com outras organizações empresariais, como o CRCMG, Sebrae, Órbi Conecta, PBH, DMT Palestras, entre outras.

Serviço: Palestra “Lei de Proteção de Dados: saiba como se adequar e evitar multas”
Data: 19 de março (terça-feira)
Credenciamento: 15h30
Local: auditório da Fecomércio MG
Endereço: Rua Curitiba, 561, 12º andar, Centro, Belo Horizonte/MG
Inscrições: gratuitas* pelo Sympla
*Mediante doação de produtos de higiene pessoal ou fralda geriátrica.