Fecomércio MG é homenageada pelos seus 80 anos

15 de mar de 2019

[vc_row][vc_column][vc_column_text disable_pattern=”true” align=”left” margin_bottom=”0″]Em um dia de celebração, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG) foi homenageada pelos seus 80 anos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião especial, ocorrida na sede do Poder Legislativo mineiro, nessa última quinta-feira (14/03), foi requerida pelo deputado estadual Antonio Carlos Arantes (PSDB).

Em noite especial para a Federação, celebrada ao som da Orquestra de Câmara e do Coral Jovem Sesc, Arantes enalteceu a atuação da entidade – bem como a do Sesc e do Senac – na promoção do setor de comércio e serviços no Estado. “Falar da Fecomércio é falar de 80 anos de uma entidade que faz a diferença. Sem essa atuação, muitos empresários já teriam encerrado suas atividades e estariam sem esperança, pois o Brasil apresenta muitos desafios para os empreendedores, como as altas taxas de tributação. O país precisa de ação e movimentação. Somos uma extensão da Fecomércio e estamos à disposição para trabalharmos juntos”, ressaltou o parlamentar.

O presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, Lúcio Emílio de Faria, relembrou a história da entidade, criada no dia 4 de dezembro de 1938 para representar e defender os empresários diante do crescimento do comércio na capital mineira. Ele destacou a evolução da Fecomércio MG, que iniciou a sua trajetória com sete sindicatos, todos localizados em BH, e hoje representa mais 720 mil empresários em Minas Gerais, auxiliando na gestão e no fortalecimento de seus negócios com diversos benefícios. “Hoje estamos presentes em todo o Estado por meio dos nossos 53 sindicatos, que trabalham por melhores condições para o comércio em suas cidades e regiões de atuação”, disse em discurso.

Presidente da sessão, deputado Professor Cleiton (DC), presidente do Sistema Fecomércio MG, Lúcio Emílio de Faria, e o autor do requerimento, deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB) - Crédito: Tarcisio de Paula/ Sesc em Minas

O presidente do Sistema Fecomércio MG, Lúcio Emílio de Faria, recebeu a placa em homenagem à Fecomércio MG das mãos dos deputados Professor Cleiton (esq.) e Antonio Carlos Arantes (dir.) – Crédito: Tarcisio de Paula/ Sesc em Minas

No decorrer da homenagem, o presidente da sessão, Professor Cleiton (DC), enfatizou que poucas entidades no Brasil são capazes de ajudar a população com serviços na área de saúde, educação ou assistência empresarial. Para o deputado estadual, por meio do Sistema, serviços importantes aos mineiros têm sido prestados, fazendo desse trabalho uma referência para os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo. ”Sou testemunha do bem que a Fecomércio faz para o nosso Estado. Também é preciso enaltecer que tivemos dois grandes ex-presidentes envolvidos com o Sistema S: Getúlio Vargas, que o criou, e o Juscelino Kubitschek, que o aperfeiçoou.”

Debate sobre atuação do Sistema S

Durante o discurso na ALMG, o presidente do Sistema Fecomércio MG mostrou sua indignação sobre a possibilidade de cortes no Sistema S, sinalizada pelo governo federal. Faria reforçou que a queda no repasse pode afetar a rotina das instituições que o compõem. Só o Sistema Fecomércio MG emprega mais de 4 mil colaboradores e oferece serviços de cultura, saúde, lazer e desenvolvimento profissional à população, especialmente aos trabalhadores do comércio, nos 853 municípios mineiros. “Alguns meses atrás o ministro deu uma infeliz declaração de que cortes de 30% a 50% no Sistema S deveriam acontecer. Digo infeliz, por acreditar que ele possa desconhecer os serviços que ofertamos à população do Estado. Caso isso venha a acontecer, pode prejudicar essas atividades”, ressaltou.

O deputado federal e presidente do Sindicomércio Governador Valadares, Hercílio Coelho Diniz (MDB) compôs a mesa durante a homenagem junto ao presidente da sessão. Os dois parlamentares sinalizaram que vão se empenhar para que eventuais cortes de recursos não prejudiquem a atuação do Sistema Fecomércio MG.

Dia de comemorações

Durante o dia, o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac promoveu uma extensa programação gratuita para compartilhar a homenagem e comemorar os 80 anos da Fecomércio MG. Antes do evento oficial na ALMG ocorreram atividades no interior da sede do Poder Legislativo e na Praça Carlos Chagas, conhecida como Praça da Assembleia. A data contou com workshops sobre aproveitamento de alimentos, combinações de texturas e sabores e preparo de coquetéis não alcoólicos, além de momentos de lazer para crianças, apresentações e degustação de produtos do Programa Primórdios da Cozinha Mineira. Os produtos e serviços do Sistema Fecomércio MG também foram apresentados aos mineiros.

Confira as fotos dos eventos

[Atividades] [Reunião Especial]