Fecomércio MG oferece capacitação prática sobre comércio exterior

Página Inicial / Notícia / Cursos e eventos / Fecomércio MG oferece capacitação prática sobre comércio exterior

O comércio exterior tem se confirmado, ano após ano, como um dos pilares da economia mineira. De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério da Economia, no primeiro bimestre de 2019, o saldo da balança comercial do Estado registrou superávit de US$ 2,4 bilhões, um avanço de 9,58% se comparado ao mesmo período de 2018 (US$ 2,19 bilhões). Para capacitar empresários a promover negócios internacionais, a Fecomércio MG realiza, nos dias 4 e 11 de abril, mais uma edição do curso prático sobre comércio exterior.

Durante a capacitação serão abordados os fundamentos da exportação e da importação de produtos, além de um módulo complementar sobre negociações internacionais. “O intuito é oferecer as bases para que os empresários, com interesse em conhecer as exigências da atividade internacional, possam ingressar nesse ambiente e ampliar suas oportunidades de negócio”, declara a analista de negócios internacionais da Federação, Juliana Peixoto.

A capacitação será ministrada pelo professor Henrique Mascarenhas, administrador de empresas, com habilitação em Comércio Exterior e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Mascarenhas tem mais de 12 anos de experiência na área, atuando em empresas e indústrias dentro e fora do Brasil. Pela FGV, também é certificado em Estratégia de Empresas, Ética (em parceria com a Universidade da Califórnia) e Didática do Ensino Superior. Atua como consultor e professor de Comércio Exterior e Negócios Internacionais da GS Educacional.

SERVIÇO: Curso Prático de Comércio Exterior
Data: dias 4 e 11 de abril
Local: Fecomércio MG (Rua Curitiba, 561, 13º andar – Centro / BH)
Investimento: R$ 490,00 (As vagas são limitadas)
Preço promocional para inscrições realizadas até 23/03: R$ 440,00
Inscrições pelo endereço: http://www.fecomerciomg.org.br/2019/03/curso-pratico-de-comercio-exterior-2019/

Módulo: Importação e Exportação
• International Commercial Terms (Incoterms);
• Habilitação da empresa no Radar;
• Classificação fiscal de mercadorias;
• Importação terceirizada;
• Logística aplicada ao comércio exterior;
• Modalidades de pagamento;
• Sistemática de comércio exterior;
• Documentação;
• Cálculo de tributos e despesas incidentes na importação;
• Investigações e defesa comercial;
• Estimativa de custos da mercadoria a ser importada;
• Tratamentos administrativos na importação;
• Barreiras técnicas para a exportação e para a importação;
• Captação de clientes, fornecedores e oportunidades de negócios no exterior;
• Localização de fornecedores no exterior;
• Importação paralela;
• Planejamento do processo de exportação;
• Planejamento do processo de importação.

Módulo: Técnicas de Negociação Internacional
• O que é negociar?
• Estilos de negociação – modelos de comportamento adotados pelas pessoas;
• Linguagem assertiva – como falar de forma correta para alcançar seus objetivos;
• Modelo desenvolvido na Universidade de Harvard que pode ser usado nas negociações;
• Aplicação das técnicas de negociação internacional;
• Influências culturais no processo de negociação internacional.