CNC participa do debate “E Agora, Brasil?”

11 de abr de 2019

O ajuste nas contas públicas, os 100 primeiros dias de governo federal e a Reforma da Previdência foram os temas do encontro “E agora, Brasil?”, realizado pelos jornais O Globo e Valor Econômico, no dia 8 de abril. O evento, ocorrido em Brasília, contou com a parceria da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), além da presença do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, compôs a mesa do debate. Segundo ele, a iniciativa é uma oportunidade de espaço para que diversos protagonistas possam discutir temas relevantes para o país. “A Confederação participa desse projeto como mais uma forma de contribuir para o melhor encaminhamento das questões urgentes que precisam ser tratadas pela sociedade brasileira.”

Logo na abertura do evento, o ministro rememorou a situação econômica do país da redemocratização aos dias atuais. Para Guedes, o descontrole dos gastos públicos tem sido a principal causa de inflação e juros altos. “O governo gasta muito e gasta mal”, afirmou. Maia, por sua vez, ressaltou que a Câmara e o Senado devem se empenhar pela melhoria das finanças públicas. “O Congresso Nacional precisa restabelecer o controle do orçamento, em nome de toda a sociedade.”

Em busca do equilíbrio

Um dos caminhos para o ajuste fiscal é, segundo Guedes, a Reforma da Previdência. Segundo ele, o Brasil ainda não envelheceu, mas já quebrou a Previdência Social. “O excesso de gastos degenerou a democracia e a economia”, opinou. Para o ministro, o sucesso dessa empreitada depende da redução da dívida e dos juros dessa dívida, bem como da melhora da estrutura e da gestão pública.

O presidente da Câmara dos Deputados se disse empolgado com a Reforma da Previdência, mas não estabeleceu prazo para colocar o assunto na pauta do Legislativo. Apesar disso, Maia acredita que as reformas estruturais são o desafio mais importante do país. “Está na hora de fazer um grande debate envolvendo o governo, governadores, prefeitos. Só assim vai ser possível avançar.”

Crédito da foto: Edgar Marra