Fecomércio MG oferece consultoria exclusiva de turismo

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A indústria do turismo no Brasil contribui de forma significativa para o Produto Interno Bruto (PIB). Em 2018, ela arrecadou US$ 152,5 bilhões para a economia brasileira, ou 8,1% do total do PIB. Além disso, é responsável pelo emprego de quase 7 milhões de pessoas, o que representa 7,5% de todos os trabalhos gerados no país. Para fortalecer ainda mais o setor e impulsionar os destinos turísticos mineiros, a Fecomércio MG passa a oferecer, com exclusividade, a consultoria Tourqual. O serviço, que oferece uma série de protocolos para avaliação da qualidade e desenvolvimento de serviços e experiências turísticas, e se diferencia no mercado pelo rigoroso processo científico e metodológico, testado e validado de maneira qualitativa e quantitativa.

A analista de turismo da Federação, Milena Soares, explica que a metodologia foi desenvolvida a partir das teses de doutorado e de pós-doutorado do Prof. Tiago Mondo (UFSC), que avaliou diversos modelos e perspectivas de avaliação de qualidade de serviços. As amostras foram identificadas a partir da análise de mais de 1 milhão de comentários de turistas no TripAdvisor, um dos maiores sites de viagem do mundo. A plataforma ajuda turistas a se planejarem com base nas dicas, fotos, avaliações e comentários feitos por usuários que já conheceram as atrações in loco.

Segundo Milena, a técnica desenvolvida pela Tourqual vem suprir uma demanda de mercado. “O setor do turismo ainda carece de ferramentas de gestão profissionais. É perceptível que as empresas necessitam de mecanismos para melhorar a qualidade do serviço que oferecem. Por isso, ao utilizar essa consultoria, o empresário poderá identificar suas principais dificuldades e atuar com foco na busca por soluções, para, consequentemente, aumentar o faturamento dos negócios turísticos”, esclarece.

O Tourqual trabalha com base em quatro tipos de consultoria: cliente oculto, pesquisa com o público, pesquisa de reputação on-line e consultoria de resultados. A empresa também possui protocolos para 11 tipos de áreas: hotéis, restaurantes, cervejarias, cachaçarias, vinícolas, destinos e atrativos, eventos e megaeventos, parques temáticos, indústrias, cruzeiros e marinas.

Outro diferencial, além da técnica, é a possibilidade de customização para cada empresário. “Durante o processo de consultoria é possível escolher um dos quatro tipos de trabalho, o tempo de pesquisa e de acompanhamento, entre outros aspectos. Ou seja, o serviço é totalmente personalizado, feito de acordo com a necessidade do cliente”, explica Milena.

Esse é caso da Prefeitura de Capitólio, município localizado na região Centro-Oeste de Minas Gerais, que utilizou a consultoria para identificar a imagem que o turista tem da cidade e as deficiências em relação à infraestrutura. A partir dos resultados obtidos em três meses de trabalho já foram realizadas capacitações com os empresários cujos negócios estão relacionados aos atrativos naturais do município.

Segundo a secretária-adjunta de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Prefeitura de Capitólio, Andréia Rodrigues, os empresários que participaram dessas capacitações puderem colocar em prática algumas propostas mostradas por meio da consultoria, obtendo resultados extremamente satisfatórios. “A análise de um profissional de fora, com total conhecimento sobre atendimento e destino turístico, bem como a avaliação on-line e o cliente oculto nos permitiram ter uma visão macro sobre as nossas deficiências e como agir para sanar esses problemas”, completa.

Em breve, o trabalho da consultoria, em Capitólio, será iniciado com os prestadores de serviços de transporte de veículos 4×4.

Como contratar

Para saber mais informações sobre a consultoria ou contratar o serviço entre em contato pelo e-mail milenasoares@fecomerciomg.org.br ou pelo telefone (31) 3270-3466.

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