Governo Federal lança programa para mapear entraves da produtividade

30 de abr de 2019

O Governo Federal vai mapear os entraves que prejudicam o desenvolvimento da economia local para apresentar soluções em prol da competitividade. Nesta sexta (03/05), será lançado, em Belo Horizonte (MG), o programa “Mobilização pelo Emprego e Produtividade para Todos”, uma iniciativa do Ministério da Economia, por meio da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, em parceria com os governos estaduais e o Sebrae. O projeto vai percorrer todas as unidades da federação para mapear os gargalos e debater políticas públicas que possam contribuir com a geração de emprego e renda nos municípios.

A Fecomércio MG, sindicatos, representantes de entidades do setor produtivo local e empresários dos mais diversos setores e portes do Estado participarão do evento, que terá a presença do Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos da Costa, do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e dos dirigentes do Sebrae Nacional (Carlos Melles, presidente; Bruno Quick, diretor-técnico; e Eduardo Diogo, diretor de Administração e Finanças) e do superintendente do Sebrae em Minas Gerais, Afonso Maria Rocha.

Cerca de 300 empresários devem participar da plenária durante a manhã de sexta-feira, quando também será lançado o webaplicativo Mobiliza Brasil, que vai levantar os gargalos com base em temas e subtemas. A ferramenta permitirá aos empresários presentes indicar os principais obstáculos, que serão ranqueados de forma inteligente para construção, direcionamento e apresentação das políticas públicas necessárias à solução das questões no estado e no país.

Na quinta-feira (02/05) será realizado um jantar na sede da Fiemg reunindo os principais atores envolvidos na ação. Já na sexta-feira (3), acontece o encontro para a apresentação e debate em torno do programa “Mobilização pelo Emprego e pela Produtividade”, no Auditório JK, na Cidade Administrativa. Na sequência, será realizada uma visita a uma empresa e – ao final da programação – acontece um almoço com os deputados mineiros. A meta principal do projeto é coletar indicadores para a Agenda Nacional de Produtividade para Todos, além de organizar um núcleo estadual focado nessa temática.

Serviço: Lançamento Mobilização pelo Emprego e Produtividade para Todos
Data: 3 de maio