Publicação “O Sabor das Letras” é divulgada em BH

30 de maio de 2019

Quarenta e seis receitas e crônicas de jornalistas mineiros foram reunidas no livro “O Sabor das Letras”, organizado pelos jornalistas Ricardo Camargos e Virgínia Castro, relançado no dia 24 de maio, na Casa do Jornalista, durante a entrega do 11º Prêmio Délio Rocha de Jornalismo de Interesse Público. A obra foi viabilizada graças a uma parceria do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac com a Hplus Hotelaria, o Festival de História (fHist), a Páginas Editora e a Casa dos Jornalistas.

Durante o evento, o diretor da Casa do Jornalista, Américo Antunes ressaltou a importância da iniciativa, que resgata e enaltece a gastronomia mineira, seus personagens e suas histórias. Ainda durante o encontro, a coordenadora de Comunicação, Marketing e Eventos da Fecomércio MG, Rosi Duque, destacou o papel da Federação no fomento à cultura do Estado. “Esse livro consegue retratar as delícias de Minas e suas histórias ao redor de um fogão de uma forma maravilhosa. Traz o gostinho da infância, o cheiro da casa da vó, um aconchego para todos os amantes da cozinha. Fazer parte desse projeto foi realmente muito prazeroso”, acrescenta.

Uma das organizadoras da publicação, a jornalista Virgínia Castro, contou que a ideia nasceu, despretensiosamente, em um encontro de confraternização de amigos jornalistas. Nessas ocasiões, as iguarias são preparadas pelos próprios autores , o que torna mais acolhedora, criativa e saborosa a confraternização. “Apostamos na ideia e, durante um ano e meio, eu e Ricardo Camargos, além dos fotógrafos Marcos Alvarenga e Carlos Avelin, produzimos o material para o livro, contando com a participação de colegas jornalistas que enviaram receitas, crônicas e fotos”, explicou.

19_05_24-Institucional-11ºPremio Delio Rocha-Lacamento o Sabor das Letras-f Tarcisio de Paula-6965 (43)

Alguns autores do livro, além de jornalistas, também são escritores: Ruth Barros, Carlos Herculano Lopes, Mauro Werkema, Maria Clara Arreguy, Rogério Zola Santiago, José Eduardo Gonçalves, Maurício Lara, Jalmelice Luz, Bete Fleury, Eduardo Murta, Juliano Azevedo e Sérgio Lacerda.

A publicação conta ainda com textos de experts em gastronomia, como o especialista em queijos artesanais Eduardo Tristão Girão, a bier sommelier Fabiana Arreguy e o chef Rusty Marcellini, colunista de gastronomia da rádio CBN.

O livro não pode ser comercializado, apenas distribuído gratuitamente em eventos previamente definidos pelos patrocinadores e apoiadores.

Prêmio Délio Rocha

O relançamento do livro “O Sabor das Letras” aconteceu durante a festa de entrega do 11º Prêmio Délio Rocha de Jornalismo de Interesse Público. Criado em 2007 pelo sindicato, ele reconhece reportagens publicadas por jornalistas mineiros cujo conteúdo têm grande relevância social. A premiação homenageia no nome o jornalista e sindicalista falecido em 2008. Foram selecionados 18 trabalhos em seis categorias: Reportagem Impressa e de Internet, Reportagem Fotográfica, Reportagem de Rádio, Reportagem de Televisão, Assessoria de Imprensa e Reportagem de Estudante de Jornalismo.

Fonte: Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?