Itamaraty indica BH como referência mundial em gastronomia

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A “capital dos bares” está próxima de ser reconhecida em todo o mundo por sua gastronomia. Na última semana de junho, o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) indicou Belo Horizonte para concorrer ao título de Cidade Criativa da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Neste ano, o prêmio será concedido a até dois municípios do país.

Além da capital mineira, também integram a lista de cidades brasileiras indicadas: Cataguases, na Zona da Mata Mineira, pela referência em cinema; Aracaju, em Sergipe, pela área da música; e Fortaleza, no Ceará, no setor de design e moda. As escolhas foram enviadas a Paris no último sábado (29/06) para a seleção das cidades criativas, que ocorrerá em novembro deste ano.

A rede de cidades criativas da Unesco é uma plataforma reúne vários destaques mundiais nos quesitos economia criativa em artesanato e artes folclóricas, design, gastronomia, cinema, literatura, música e artes midiáticas. A Fecomércio MG participou das oficinas de trabalho para a elaboração do dossiê que confirmou a candidatura da capital mineira.

De acordo com a analista de turismo da Fecomércio MG, Milena Soares, a escolha da capital proporcionará diversas oportunidades de negócios aos empresários locais. A provável escolha também permitirá à cidade compartilhar das melhores práticas e políticas públicas sustentáveis e de inclusão social. Com isso, aumentam as chances de a atividade turística na cidade se fortalecer graças à gastronomia, que seria mais uma de suas expertises mundialmente reconhecida.

Criatividade como estratégia

Criada em 2004, a rede de Cidades Criativas da Unesco promove a cooperação entre as cidades que têm a criatividade como estratégia para alcançar Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), previstos pela Organização das Nações Unidas (ONU). A rede trabalha para colocar a indústria criativa e cultural no centro dos planos de desenvolvimento locais e para cooperar ativamente em nível nacional e internacional por meio de parcerias entre os componentes da rede.

Atualmente, o projeto conta com 180 cidades em 72 países, sendo oito delas brasileiras: Belém (PA), Florianópolis (SC) e Paraty (RJ), no campo da gastronomia; Brasília (DF) e Curitiba (PR), no design; João Pessoa (PB), em artesanato e artes folclóricas; Salvador (BA), na música e Santos (SP), no cinema.

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