Norte de Minas recebe workshop de turismo da Fecomércio MG

Página Inicial / Notícia / Cursos e eventos / Norte de Minas recebe workshop de turismo da Fecomércio MG

O turismo mineiro tem se desenvolvido nos últimos anos. Em 2018, Minas Gerais recebeu mais de 27,2 milhões de visitantes, um percentual 2,5% superior ao ano anterior, segundo o Observatório do Turismo do Estado. Para atender à crescente demanda, o governo, a iniciativa privada e a sociedade civil organizada vêm trabalhando por melhorias no setor. Na última semana (04/07), a Fecomércio MG, em parceria com o Circuito Turístico Lago de Irapé e a Prefeitura de Lagoa dos Patos, realizaram o workshop Roteirização Turística, no Norte de Minas.

Na oportunidade, cerca de 30 secretários de turismo, cultura e lazer de 16 cidades integrantes do circuito (Berilo, Botumirim, Chapada do Norte, Coração de Jesus, Curral de Dentro, Grão Mogol, Ibiaí, Lagoa dos Patos, Leme do Prado, Montezuma, Novorizonte, Santo Antônio do Retiro, São João da Lagoa, Turmalina, Veredinha ou Vargem Grande do Rio Pardo) participaram de uma capacitação sobre os desafios e as oportunidades do setor turístico na região.

A analista de turismo da Federação, Milena Soares, acredita que o encontro permitiu aos participantes refletirem sobre os roteiros do circuito Lago do Irapé, com uma perspectiva de melhora da qualidade da experiência do visitante. Segundo a especialista, essas informações serão utilizadas para o planejamento e a comercialização dessas rotas.

O evento também contribuiu para iniciar a análise estratégica de potencialidades e posicionamento das cidades. Para a gestora do Circuito Turístico Lago de Irapé, Diná Costa, esse diagnóstico irá ordenar o turismo local com foco no mercado.

Já a secretária de cultura e turismo de Turmalina, Poliana Caldeira, enalteceu a importância desses eventos para o circuito. “Foi um pontapé inicial, que era um anseio nosso, da criação de um roteiro para a comercialização. Nós pensávamos em vender nossos produtos, mas não sabíamos como e para quem. Essa primeira reunião dá um fôlego para continuarmos evoluindo”, salienta.

Fecomércio MG em ação

Durante o encontro, Milena Soares ministrou a palestra sobre experiências turísticas e qualidade de serviços. O público também pôde conhecer a consultoria Tourqual e participar de dinâmicas com a metodologia de design thinking adotadas pelo Movimento Empresarial de Inovação e Competitividade (MEIC).

A analista de Negócios Internacionais da Federação e idealizadora do MEIC, Juliana Peixoto, ressalta que a participação do movimento no workshop permitiu aos integrantes do circuito trabalhar, com sinergia e inovação, o perfil do visitante da região. “Durante as dinâmicas foram levantados temas que deverão ser priorizados na construção do roteiro turístico, além de ações e estratégias para tornar o destino mais atrativo”, afirma.

A ação foi o primeiro momento de uma parceria maior, que envolverá a assessoria de Negócios Turísticos da Fecomércio MG, a consultoria Tourqual e o MEIC, em apoio ao Circuito Turístico Lago de Irapé.

Para saber mais informações sobre os produtos e serviços turísticos da Federação, entre em contato pelo e-mail milenasoares@fecomerciomg.org.br ou pelo telefone (31) 3270-3466.

Postagens Recentes