Simples Nacional tem exigência adiada para o grupo 3 do eSocial

19 de jul de 2019

A Receita Federal adiou a data de entrada em produção da Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) para as empresas do grupo 3 do eSocial. O anúncio afeta pessoas físicas (exceto domésticos), empregadores optantes pelo Simples Nacional, produtores rurais pessoa física e entidades sem fins lucrativos. O comunicado foi publicado no portal do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), na última segunda-feira (15/07).

O anúncio acontece dez dias após a Portaria nº 716, do Ministério da Economia/ Secretaria Especial de Previdência e Trabalho/ Secretaria de Previdência determinar mudanças no cronograma de implantação do eSocial. A norma prorrogava por mais seis meses a data de início da obrigatoriedade de envio dos eventos periódicos. De acordo com a Receita Federal, a publicação de um ato normativo referente ao novo cronograma da EFD-Reinf será feita em breve.

O eSocial propõe facilitar a comunicação com os entes públicos, impedir erros de recolhimento, diminuir obrigações acessórias e reduzir custos nas corporações. Com o programa, as informações enviadas à Caixa Econômica Federal, Ministério do Trabalho, Receita Federal do Brasil e Previdência Social serão encaminhados uma única vez, em tempo real, para um mesmo repositório. Antes, elas eram encaminhadas separadamente, muitas vezes de modo redundante.

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?