Câmara aprova texto da Reforma da Previdência em 2º turno

Página Inicial / Notícia / Economia / Câmara aprova texto da Reforma da Previdência em 2º turno
Um dia após a volta do recesso parlamentar, a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base da Reforma da Previdência em 2º turno. A redação é idêntica aquela apresentada em 10 de julho, durante a votação do projeto em 1º turno. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019, que modifica as regras de aposentadoria no país, recebeu 370 votos a favor e 124 contra na noite dessa terça-feira (06/08).

Essa votação marca uma ligeira mudança em relação à primeira, quando foram registrados 379 votos a favor e 131 contra. Por se tratar de uma PEC, a proposta precisaria de 308 votos favoráveis, exatamente 3/5 da totalidade dos deputados federais. Agora, o texto segue para o Senado Federal, já que oito destaques apresentados pelos partidos para tentar retirar trechos específicos da proposta foram rejeitados nessa quarta-feira (07/08).

A Reforma da Previdência é uma das saídas apontadas pelo Poder Executivo para recuperar as contas públicas, deficitárias desde 2014. Segundo projeções federais, o texto votado deve gerar uma economia de R$ 990 bilhões em dez anos para os cofres públicos. Entre as principais mudanças apresentadas pela PEC 6/2019 estão a elevação da idade mínima, um novo tempo de contribuição e um regime de transição para trabalhadores que estão prestes a se aposentar.

Postagens Recomendadas