Siprocfc-MG realiza treinamento gerencial na Fecomércio MG

Página Inicial / Notícia / Institucional / Siprocfc-MG realiza treinamento gerencial na Fecomércio MG

As mudanças de regras para a retirada da carteira de habilitação e as discussões para a desregulamentação do mercado de autoescolas têm desafiado o setor. Pensando em apontar caminhos para a reinvenção dessa atividade, o Sindicato dos Proprietários de Centros de Formação de Condutores do Estado de Minas Gerais (Siprocfc-MG) realizou um treinamento gerencial para seus associados, no dia 21 de agosto, na sede da Fecomércio MG.

O curso foi ministrado pelo doutor em Administração na área de Competitividade Interorganizacional, Emir Redaelli, e pelo professor de Empreendedorismo, Marco Diniz. Durante o evento, os dois mostraram aos participantes um caso de sucesso sobre gestão de negócios para centros de formação de condutores (CFCs) no Rio Grande do Sul. Os palestrantes também apontaram caminhos para a elaboração de um modelo de planejamento estratégico mais mobilizador.

O presidente do Siprocfc-MG, Alessandro Dias, explica que o modelo de escola de negócios funciona como uma academia empresarial para os proprietários dos CFCs. “Ela visa profissionalizar os gestores que atuam no setor, com treinamentos em diversas áreas. A nossa expectativa, daqui em diante, é avançarmos nesse projeto, permitindo que ele seja implementado no Estado.”

Ainda durante a manhã, os palestrantes explicaram como funciona o QualiCFC. Uma iniciativa do SindiCFC, esse programa de qualidade visa aprimorar métodos, processos e pessoas nos CFCs por meio de ferramentas instituídas pela FNQ (Fundação Nacional de Qualidade). Segundo Diniz e Redaelli, esse sistema funciona como um ISO. Assim, permite ao empresário controlar custos e se preparar para eventualidades, garantindo a melhoria contínua do negócio.

IMG_9656

Emir Redaelli instrui participantes em atividade do treinamento realizada no período da tarde – Crédito: Adelle Soares/ Fecomércio MG

Na parte da tarde, os participantes do treinamento foram divididos em grupos. Eles debateram desde os problemas ao que mais impacta o setor negativamente, sugerindo, na sequência, possíveis soluções para serem aplicadas de dentro para fora por empresas e órgãos fiscalizadores. “Trabalhamos em um mercado totalmente regulado, dominado por negócios familiares. Por isso, precisamos nos unirmos para sobrevivermos às transformações do setor”, observa Dias.

Sobre o Siprocfc-MG

Fundado em 1996, o Siprofcf-MG é uma entidade sindical que tem como missão defender e representar legalmente a categoria profissional dos proprietários de centros de formação de condutores em Minas Gerais. O sindicato tem buscado, ainda, a constante modernização administrativa e pedagógica das empresas do setor. Atualmente, ele defende 1.812 empresas, que juntas possuem uma frota de 13 mil veículos e criam, diretamente, mais de 15 mil empregos.

Postagens Recentes