Fecomércio MG promove 1º edição do “Comércio em Pauta”

Página Inicial / Cursos / Fecomércio MG promove 1º edição do “Comércio em Pauta”

Apontadas por empresários, especialistas e governo como indispensáveis ao desenvolvimento do país, as reformas estruturais estão na pauta do Congresso Nacional. Pensando nisso, a Fecomércio MG realiza no dia 2 de outubro, de 10h às 11h, a primeira edição do “Comércio em Pauta”. O workshop, voltado para jornalistas, acontecerá na sede da Federação e terá a Reforma Tributária como assunto.

O encontro visa informar e esclarecer dúvidas dos profissionais da imprensa sobre o tema, cada vez mais presente na vida dos brasileiros, sobretudo dos empresários. A capacitação será ministrada por dois profissionais da Fecomércio MG, referências no assunto: o coordenador jurídico e tributário da Federação, Marcelo Morais, e o economista-chefe da entidade, Guilherme Almeida.

Atualmente, a alta carga tributária tem sido um dos principais empecilhos para um crescimento mais acentuado da economia. Não à toa, em 2018, a arrecadação de impostos no país atingiu um percentual recorde: R$ 2,39 trilhões recolhidos.

Esse valor equivale a 35,07% do Produto Interno Bruto (PIB) do ano passado. A proporção superou em 1,33 pontos percentuais (p.p) a obtida em 2008, quando a carga tributária chegou a 34,76% do PIB. As informações são do estudo “Consolidação da carga tributária bruta de 2018”, elaborado pelos economistas José Roberto Rodrigues Afonso e Kléber Pacheco de Castro.

Os interessados devem se inscrever pelo site do Sympla.  Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3270-3395.

Serviço | “Comércio em Pauta” – Reforma Tributária

Data: 2 de outubro (quarta-feira)

Horário: 10h às 11h

Local: Fecomércio MG

Endereço: Rua Curitiba, 561, Centro – Belo Horizonte/MG

Inscrições: Site do Sympla

Palestrantes

Marcelo Morais é coordenador da área Jurídica Tributária e Legislativa da Fecomércio MG e mestre em Direito Público, com ênfase em Direito Tributário pela PUC Minas. Conselheiro no Conselho de Contribuintes do Estado de Minas Gerais, possui MBA Executivo Internacional, com ênfase em Direito Tributário pela FGV, com a extensão internacional pela Universidade da Califórnia – Campus Irvine (UCI).

Guilherme Almeida é coordenador do Departamento de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, sendo responsável pela coordenação de pesquisas sobre o setor terciário e tendências de mercado, além de estudos de cunho econômico. Professor na área econômica e mercado financeiro, é bacharel em Ciências Econômicas, especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG e mestrando em Estatística pela UFMG.

Postagens Recentes