Semana do Turismo do Sistema Fecomércio MG movimenta BH

Página Inicial / Notícia / Cursos e eventos / Semana do Turismo do Sistema Fecomércio MG movimenta BH

Em busca de novas experiências, 27,6 milhões de turistas desbravaram Minas Gerais, em 2018, a fim de descobrir as riquezas do Estado, múltiplo como sua gente e sua cultura. Um negócio lucrativo, que movimentou R$ 18,2 bilhões na economia mineira e gerou 8,1% de todos os empregos estaduais. Para debater as potencialidades e gargalos desse setor, será realizada, entre 23 e 30 de outubro, a 5ª edição da Semana do Turismo do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac.

Com uma programação diversa e gratuita, o evento terá a parceria da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), além do apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo. Essas instituições se somam ao Sistema para propor ações capazes de sensibilizar, desenvolver e promover produtos e serviços voltados à atividade turística. Entre as atividades, todas na Região Metropolitana da capital, estarão contemplados encontros, passeios, feira e o Seminário Investe Turismo.

Neste ano, o tema “Comércio e Turismo Viajam Juntos”, adotado na edição de 2017, surge como mote definitivo do projeto. A escolha visa reforçar, por meio de debates entre o poder público e a iniciativa privada, o potencial de integração da atividade turística ao comércio, bem como o papel do empresário nessa cadeia de produtos e serviços, que gera milhares de negócios e incrementa a economia.

As atividades organizadas pelo Sistema começam nos 23, 25 e 26 de outubro, quando o Sesc em Minas promoverá passeios de turismo social abertos ao público. As visitas guiadas buscam valorizar e enfatizar o potencial da atividade turística, despertando nas pessoas o olhar para as riquezas e atrativos regionais. Os destinos escolhidos para a edição foram o Instituto Inhotim, em Brumadinho; e as cidades de Itabira e Sabará, como seus ricos acervos dos tempos do Brasil Colônia. Já não há mais vagas para os passeios.

A programação continua no dia 29, no auditório da Fecomércio MG. Na ocasião, haverá o Encontro dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais. O evento, restrito aos presidentes e gestores de 47 circuitos turísticos do Estado, contará uma série de atividades nos períodos da manhã e da tarde. Ao todo, esses circuitos englobam 596 municípios mineiros.

No último dia do evento (30/10), pela manhã, será realizado o Seminário Investe Turismo. À tarde, ocorrerá o Encontro de Prefeitos e Gestores Municipais de Turismo de Minas Gerais. A atividade reunirá prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e gestores públicos de turismo de diversas cidades mineiras. Em 2017, durante a primeira edição do encontro, mais de 500 autoridades marcaram presença. Os eventos acontecerão de 8h às 18h, no Museu Inimá de Paula, em Belo Horizonte.

Nos dias 29 e 30, na unidade central do Senac e no Museu Inimá de Paula, respectivamente, também acontecerá a feirinha “Primórdios da Cozinha Mineira”. A ideia, lançada em 2016, é fruto de um projeto desenvolvido pelo Senac em Minas para resgatar e preservar os hábitos, as técnicas e os produtos alimentares dos primeiros habitantes do Estado. Os visitantes poderão adquirir queijos, hidromel, doces, fermentados de frutas e quitandas. Além disso, a feira vai contar com a participação de empreendedores do projeto “Mãos do Morro: Linhas da Vida”, que vão comercializar os pratos desenvolvidos com a mentoria do Senac e do Sebrae.

Investe Turismo em Minas

Paralelo à Semana do Turismo será realizado o Seminário Investe Turismo Minas Gerais. O Investe Turismo é um programa de articulação e fomento do turismo, que promove a convergência de ações e investimentos para acelerar o desenvolvimento, gerar empregos e aumentar a qualidade e competitividade de 30 rotas turísticas estratégicas do Brasil. Em Minas Gerais, a iniciativa é promovida pelo Sebrae Minas, governo estadual e Ministério do Turismo (MTur), por meio da Embratur. Durante a cerimônia, além da apresentação do projeto, serão repassados R$ 2,6 milhões ao Estado, a serem investidos em nove cidades turísticas.

O evento terá a presença do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e do presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles. Ao todo, o projeto contempla 30 rotas turísticas brasileiras, localizadas em 157 municípios. Em Minas Gerais, foram selecionados os seguintes destinos: Trilha do Ouro (Mariana, Ouro Preto, Sabará), Rota dos Diamantes (Diamantina), Trilha dos Inconfidentes (Tiradentes e São João del-Rei), Veredas do Paraopeba (Brumadinho) e Belo Horizonte.

Como se inscrever

As inscrições para a Semana do Turismo podem ser feitas no site do evento. O interessado deve conferir o público-alvo do evento, escolher uma das atividades e garantir seu ingresso. No caso dos passeios, é preciso confirmar a presença em uma das unidades do Sesc em Minas.

Programação | Semana do Turismo do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac

Passeios Turismo Social Sesc em Minas
23 de outubro (quarta-feira)
• Inhotim, um passeio pela arte e pela natureza (Brumadinho)
25 de outubro (sexta-feira)
• Itabira de Drummond
26 de outubro (sábado)
• Mineiridades | Sabará, riquezas das Gerais

Encontro dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais
29 de outubro (terça-feira)

• 8h30 às 9h – Credenciamento e welcome coffee (café da manhã de boas-vindas)
• 9h às 9h20 – Abertura
• 9h20 às 10h30 – Painel Projetos de Sucesso! Cases de projetos de gestão turística, em parceria com o Sistema S
• 10h30 às 12h – Talk show: ações necessárias para o desenvolvimento dos Circuitos Turísticos

• 12h às 13h40 – Pausa para o almoço
• 13h40 às 17h – Reunião da Câmara Temática de Regionalização do Conselho Estadual de Turismo – Debate sobre a resolução do Decreto 47.688/2019
Endereço: Fecomércio MG (Rua Curitiba, 561, Centro – Belo Horizonte/MG)

Atividades paralelas
29 de outubro (terça-feira)

• 10h às 18h – Feira de Produtores do Programa Primórdios da Cozinha Mineira
Endereço: Senac (Rua dos Tupinambás, 1086, Centro – Belo Horizonte/MG)

Seminário Investe Turismo
30 de outubro (quarta-feira)

• 8h30 às 9h – Credenciamento e agendamento para atendimentos individuais com as instituições financeiras
• 9h às 9h20 – Abertura
• 9h20 às 10h40 – O Investe Turismo como oportunidade de desenvolvimento do turismo em Minas Gerais
• 10h20 às 12h – Painel: Oportunidades de crédito e financiamento para o turismo
• Apresentação 1 – Programa Prodetur + Turismo e Fungetur
• Apresentação 2 – Linhas de financiamento do BNDES para o turismo
• Apresentação 3 – Linhas de financiamento dos bancos de desenvolvimento
• Apresentação 4 – Vídeo sobre a importância do Cadastur
• 12h às 12h30 – Encerramento das atividades da parte da manhã
• 12h30 – Intervalo para almoço

Encontro dos Prefeitos e Gestores de Turismo de Minas Gerais
30 de outubro (quarta-feira)

• 14h30 às 14h45 – Pronunciamentos: Fecitur e Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sebrae
• 14h45 às 15h45 – “Qualidade em serviços e experiências como fator diferencial para destinos turísticos”. Prof. Tiago Savi Mondo. PHD (IFSC)
• 15h45 às 17h – “A Hora do Turismo!”. Babington “Bob” dos Santos. Secretário Nacional de Integração Interinstitucional (SNINT)
• 17h às 18h – Encerramento: coffee break de produtos regionais
• Lançamento do livro “Tourqual – Gestão de Qualidade em Destinos e Equipamentos Turísticos”
• Sesc em Minas apresenta: Minas ao Luar Pocket – Apresentação de Sanducka Brasil e Banda

Atividades paralelas
30 de outubro (quarta-feira)

• 14h30 às 18h – Atendimentos individuais com as entidades financeiras presentes e coordenadores do Cadastur, por meio de agendamento prévio, para gestores públicos e empresários.
• 8h às 18h – Feira de Produtores do Programa Primórdios da Cozinha Mineira
Endereço: Museu Inimá de Paula (Rua da Bahia, 1.201, Centro – Belo Horizonte/MG)

Postagens Recentes