Ceter elege nova presidência

17 de dez de 2019

Com o objetivo de promover políticas públicas de geração de emprego e renda para o Estado de Minas Gerais, o Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Geração de Renda (Ceter), elegeu e realizou a cerimônia de posse dos novos presidente e vice-presidente no dia 12 de dezembro, na sede da Fecomércio MG. O Ceter é um conselho tripartite, formado por membros das entidades patronais, trabalhadoras e de órgãos do poder público. A Federação integra o grupo, desde a sua fundação, em 2000.

Para os próximos dois anos, como representante do governo, assume como presidente Raphael Vasconcelos Amaral, subsecretário de Trabalho e Emprego, na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). O vice-presidente eleito foi João Carlos Gontijo, superintendente da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais (SRTE/MG).

O vice-presidente da Fecomércio MG, Glenn Andrade, esteve à frente do Ceter de 2018 a 2019. Para ele, a gestão, o fortalecimento do microempreendedor e o estímulo à criação de Conselhos Municipais de Trabalho, Emprego e Geração de Renda foram ações que nortearam a sua administração.  “Fizemos uma análise dos últimos anos de atuação e alcançamos grandes conquistas mesmo em um período instável com a transição do governo. Conseguimos contribuir para o fortalecimento dos pequenos empresários, os menos favorecidos e os trabalhadores, e assim colaborar com um ambiente mais seguro para que as partes possam desenvolver o seu trabalho”, afirma.

Andrade destaca, como uma ação bem-sucedida do Ceter neste período, a aprovação do projeto de lei que cria o Fundo Estadual do Trabalho (FET) e facilita o financiamento de programas, projetos e serviços do Sistema Nacional de Emprego (Sine). A PL garante o recebimento dos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que custearão as despesas dos Sines e contribuirão para o apoio à qualificação e geração de emprego e renda.

Sobre o Ceter

O Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Geração de Renda (Ceter) foi criado pela Lei nº 13.687, de 27 de julho de 2000.  A Fecomércio MG é representada por um de seus diretores, Glenn Andrade. Os membros participam das reuniões mensais que debatem temas relacionados à busca pela melhoria da qualidade de vida e pela capacitação dos trabalhadores, além de ações para a integração entre empregadores e empregados.