As novas metodologias e técnicas para efetivação das vendas foram alguns dos temas que nortearam a última edição do encontro do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (Segs) Ciclo 2019. O evento, realizado no dia 6 de dezembro, reuniu representantes de sindicatos e colaboradores da Fecomércio MG, que participaram do treinamento com foco no atendimento, estratégias de vendas e fidelização dos clientes.

A multiplicadora do Segs na Federação, Nayara Alves, avalia positivamente os encontros do ciclo 2019, que promoveram uma intensa troca de experiências e muito aprendizado. “Encerramos os encontros, que neste ano contou com a parceria do Fecomércio em Conexão, com chave de ouro. As capacitações focaram em ações para potencializar o trabalho dos sindicatos e ainda valorizar os serviços prestados, tornando-os autossustentáveis, por meio dos produtos e serviços ofertados pela Federação e Sindicatos”, explica.

A palestra “Vendas – Motivação e Relacionamento” abriu o evento e foi ministrada pelo consultor em vendas, sócio da Bellatur transportes e co-fundador do canal de humor corporativo o “Além do café”, Rodrigo Morart, que apresentou os principais pontos, conceitos e dicas para ter sucesso nas relações com os clientes.

No decorrer da apresentação, Morart destacou a importância de se transformar em um super vendedor e assim conquistar cada vez mais os clientes. “É preciso sair da zona de conforto e ir além do que se espera, a fim de cativar e fidelizar o consumidor. Observe, estude e se aperfeiçoe sempre. São dicas simples, mas que fazem muita diferença na efetivação das vendas,” ressaltou.

Durante a tarde, os representantes de sindicatos participaram dos treinamentos ligados ao Processo Pós-CCT (Convenção Coletiva do Trabalho) e sobre o sistema Mercurius. A analista de relacionamento da Federação, Aline Grazielle, aproveitou o momento e apresentou os produtos e serviços oferecidos pela Fecomércio MG.

Para 2020, Nayara explica que a proposta da CNC é retomar as avaliações nos sindicatos e federações, por meio do ciclo PDCA (Plan do check act) onde se avalia, atua e realiza o plano de melhorias e implanta as práticas, a fim de potencializar as ações realizadas pelas entidades sindicais. Tornando, assim, o sindicalismo mais inovador, atuante e forte. E para isso, os encontros terão temas diversificados, a fim de garantir que os sindicatos possam aplicar na sua realidade, todo o aprendizado adquirido no Segs.

Sobre o Segs

Criado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Segs visa incentivar a excelência na gestão de federações e sindicatos, capacitando líderes e executivos sindicais para que tenham uma atuação mais eficaz em favor dos interesses de seus representados.

O programa se estrutura em seis eixos: atuação legislativa, relações sindicais, representação, produtos e serviços, atuação gerencial e comunicação institucional. Ele preconiza a autoavaliação e o compromisso com a busca por melhorias constantes.