Novo coronavírus: conheça as orientações da Federação para o comércio

16 de mar de 2020

Há pouco mais dois meses, em Wuhan, na China, surgia uma nova doença, que recentemente foi declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma pandemia. Trata-se do novo coronavírus (Covid-19), responsável por 173.344 casos confirmados em 152 países e territórios. Em virtude disso, a Fecomércio MG, seguindo orientações da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), traçou uma série de medidas preventivas a serem adotadas por empresários do setor terciário e sindicatos representados em Minas Gerais.

Apesar das incertezas e apreensões causadas pelo coronavírus, a Fecomércio MG acredita que o momento exige cautela e que alarmismos devem ser evitados. As entidades ligadas ao comércio – em Minas Gerais e no Brasil – estão atentas aos desdobramentos do caso, bem como aos impactos humanos e materiais da disseminação do vírus, que estão sendo dimensionados.

Da transmissão aos sintomas

O Covid-19 é transmitido por gotículas de secreções (como o muco nasal), seja por meio de tosse ou espirro, ou pelo contato com superfícies contaminadas, levando-se as partículas ao nariz ou à boca a partir das mãos.

O período de incubação da doença pode durar até 14 dias. Os sintomas mais comuns são: febre, tosse seca ou com secreções espessas, fadiga, falta de ar, dor articular, dor de cabeça e nariz congestionado.

Cuidados preventivos

Para se evitar a propagação da doença, que já possui casos de transmissão comunitária no Rio de Janeiro e em São Paulo, é preciso engajamento de toda a sociedade. Os empresários do comércio de bens, serviços e turismo podem colaborar implementando os seguintes cuidados em seus estabelecimentos:

• Verificar se os locais de trabalho estão limpos e higienizados. Superfícies como pisos, corrimão, mesas, cadeiras, além de telefones, maçanetas e teclados precisam ser limpos regularmente com hipoclorito de sódio a 1% ou álcool a 70%, uma vez que a contaminação em superfícies é uma das principais maneiras pelas quais o Covid-19 se espalha.
• Estimular e orientar trabalhadores, clientes e colaboradores sobre a necessidade de se lavar as mãos com água e sabão de forma regular e completa, ensaboando até o punho e esfregando os dedos entre as palmas das mãos.
• Disponibilizar dispensadores de álcool gel/higienizadores de mãos em locais de destaque, acessíveis no local de trabalho, e certificar-se de que sejam recarregados regularmente.
• Exibir cartazes e informes orientando sobre a lavagem adequada das mãos com água e sabão ou a higienização com álcool a 70%. Além disso, identificar os locais para a lavagem com água e sabão, que é a principal medida para se evitar a doença.
• Orientar sobre a etiqueta respiratória ao tossir ou espirrar, usando sempre a curva interna do cotovelo, cuidado que ajuda a impedir a propagação do Covid-19.
• Estimular as equipes de profissionais de saúde e segurança ocupacional para orientar e adotar ações de educação em saúde e medidas de prevenção (como a produção de materiais informativos), principalmente quanto à lavagem das mãos e a higiene respiratória.
• Garantir aos profissionais e colaboradores com sintomas do Covid-19 o afastamento e a licença médica.

A Fecomércio MG orienta os empresários do setor terciário a manterem equipes e colaboradores informados com base em fontes seguras, tais como o Ministério da Saúde, as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS). Outras informações também podem ser obtidas por meio do Disque Saúde (136), do governo federal, ou pelo (21) 3804-9230, telefone de atendimento ao empresário disponibilizado pela CNC.