Covid-19: uso de máscara será obrigatória para circulação em BH

16 de abr de 2020

Indicado pelo Ministério da Saúde, o uso de máscaras se tornou uma valiosa medida para reduzir o avanço do novo coronavírus (Covid-19) no país. Nesse contexto, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), determinou o uso obrigatório desse equipamento para a circulação pela cidade a partir de quarta-feira (22/04). O decreto 17.332/2020, publicado hoje (17/04) no Diário Oficial do Município, prevê que a punição para quem não cumprir a regra será a proibição de entrada em locais públicos.

Para fortalecer o combate ao vírus, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) reiterou o pedido para que a comunidade mantenha o isolamento social, em vigor desde a segunda quinzena de março. Além disso, por decisão do Comitê de Enfrentamento à Epidemia da Covid-19, comissão criada pela PBH, a autoridade máxima do município anunciou (12/04) que vai adquirir 1,5 milhão de máscaras para distribuir aos moradores de vilas e aglomerados da cidade.

Assim como capital mineira, outros municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (PBH) determinaram a obrigatoriedade do uso de máscara para evitar a propagação da doença. Entre as cidades estão: Santa Luzia, Pedro Leopoldo e Lagoa Santa. As autoridades locais sugerem a utilização de máscara caseira, para evitar desabastecimento de produtos médicos nas unidades de saúde.

Confira como fazer e usar sua máscara caseira com segurança:

Faça sua máscara

De forma simples e barata, você pode produzir a sua máscara usando tecido e elástico de cabelo. Ela deve ser de uso individual e higienizada com frequência. Clique aqui e confira o passo a passo no vídeo do Ministério da Saúde.

Como usar

Nunca toque com as mãos na máscara durante o uso. Troque a peça a cada duas horas. Para retirá-la, lave bem as mãos e puxe os elásticos próximos à orelha, evitando tocar na parte da frente da máscara.

Como higienizar

Lave a peça com água e sabão neutro. Depois, deixe-a de molho por 20 minutos em uma mistura proporcional de 10ml de água sanitária para 500ml de água potável. Após secar, passe o ferro quente e guarde em um recipiente fechado.

Ao sair de casa

Tenha sempre uma máscara reserva, pois a troca deve ocorrer no prazo de duas horas ou antes, se estiver úmida. Além disso, leve sempre uma sacola para guardá-la após a troca.

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?