Entidades propõem ao governo de Minas medidas para a sobrevivência das empresas

7 de abr de 2020

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Diante da situação de calamidade causada pela pandemia de Covid-19, grande parte das atividades comerciais foram suspensas no Estado. Embora atenda as medidas de isolamento social, a situação coloca em risco milhares de empregos e negócios. Pensando em fortalecer as empresas mineiras neste momento, a Fecomércio MG, junto ao Colégio de Representantes dos Contribuintes Mineiros, enviou, no dia 3 de abril, uma carta ao governador Romeu Zema com medidas essenciais para a sobrevivência e a manutenção do setor terciário.

No documento, o grupo propõe ações como: o adiamento do pagamento de tributos estaduais; a suspensão do pagamento dos parcelamentos fiscais e a reestruturação dos programas vigentes, admitindo-se o reparcelamento; a suspensão dos procedimentos de fiscalização tributária pelo prazo de 90 dias; bem como a prorrogação dos prazos para a entrega das obrigações acessórias.

A presidente interina da Fecomércio MG, Maria Luiza Maia Oliveira, avalia que, neste momento, é preciso unir forças para proteger os contribuintes mineiros e, assim, evitar mais danos à economia. “Com a ausência de dinheiro em caixa, em um primeiro momento, as empresas necessitam que seus débitos sejam postergados e depois parcelados. Caso contrário, grande parte dos negócios, especialmente os pequenos, acabarão fechando as portas”, pondera.

Medida de apoio às empresas

Desde o início da pandemia, a Fecomércio MG tem atuado em favor das necessidades do setor terciário. Não por acaso, a entidade solicitou ao governo estadual a prorrogação do recolhimento do Simples Nacional por 180 dias. Na

última sexta-feira (03/04), o governador de Minas Gerais acatou parcialmente o pedido, estendendo o prazo do recolhimento do Simples Nacional em relação ao ICMS (tributo estadual) e ISS (tributo municipal) por 90 dias[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][mk_button size=”large” url=”https://fecomercio-my.sharepoint.com/personal/2403_fecomerciomg_org_br/_layouts/15/onedrive.aspx?id=%2Fpersonal%2F2403%5Ffecomerciomg%5Forg%5Fbr%2FDocuments%2FCARTA%20COL%C3%89GIO%20DE%20REPRESENTANTES%20DOS%20CONTRIBUINTES%20I%20%281%29%2Epdf&parent=%2Fpersonal%2F2403%5Ffecomerciomg%5Forg%5Fbr%2FDocuments&originalPath=aHR0cHM6Ly9mZWNvbWVyY2lvLW15LnNoYXJlcG9pbnQuY29tLzpiOi9nL3BlcnNvbmFsLzI0MDNfZmVjb21lcmNpb21nX29yZ19ici9FZGRJdTVVSl9UZEhxYkJySjI0ZlkxQUJ1SHdXQnZ2R1RsTmp2VFc1ZW1aQV93P3J0aW1lPU0wUWZOZnJhMTBn” target=”_blank” align=”center” fullwidth=”true”]Confira a carta ao governador Romeu Zema, na íntegra[/mk_button][/vc_column][/vc_row]