3 dicas infalíveis de comportamento para adotar nas festas da firma

Página Inicial / 3 dicas infalíveis de comportamento para adotar nas festas da firma

Daqui a alguns dias, vão começar as “festas da firma”. É tempo de confraternizar e de fortalecer a equipe para mais um ano de muito trabalho. O pior da crise já passou, mas 2019 continuará a ser um ano de apertos, na maioria das empresas. As gordurinhas que haviam no caixa já foram queimadas para manter a empresa aberta nestes quatro anos seguidos de crise econômica.

Portanto, vamos combinar de não reclamar se a empresa trocar o endereço da festa e optar por um lugar mais simples, ou se reduzir o investimento no bufê, trocando bebidas e petiscos por um pacote mais econômico. São tempos difíceis, e a regra é sobreviver. E mesmo que a “festa da firma”, num esforço louvável da diretoria de não deixar a peteca cair, mantenha o nível de qualidade dos anos anteriores, a dica mais importante é: pegue leve no consumo e mantenha a linha no comportamento.

Mas Inácia, é hora de relaxar, curtir o tanto que der, porque o ano foi muito puxado… Eu concordo com essa última parte. Mas seu comportamento deve sempre ser pautado pela pergunta: e o dia seguinte? Por isso, vou bancar a tia chata, agora. Meninas, evitem roupas decotadas, transparentes, saltos de festa, vestidos coladinhos… e, rapazes, nada de short. Uma bermuda mais arrumadinha, ainda vai, se o ambiente permitir.

E tem as duas dicas derradeiras. Coloque limites no copo e no corpo. Não beba a rodo. Recuse a maioria das rodadas. E, tirando um abraço simpático aqui e outro ali, mantenha uma distância elegante dos colegas e dos diretores. Essa medida conservadora vai te deixar bem confortável quando tiver que responder à infalível pergunta depois de toda “festa da firma”: estou pronto para encarar todo mundo no dia seguinte?

* Inácia Soares é jornalista, editora-chefe e apresentadora do jornal Band Minas e colunista de negócios da Rádio BandNews FM (www.inaciasoares.com.br).

Inácia Soares