4 passos da Disney para engajar os colaboradores

Página Inicial / 4 passos da Disney para engajar os colaboradores

Eu acredito que se uma pessoa deseja chegar profissionalmente onde a maioria não chega, ela precisa fazer coisas que a maioria não faz. Então, planejei e comecei o ano passeando com a família na Disney de Orlando. Uma vez lá, aproveitei para fazer mais uma qualificação internacional no Instituto Disney.

Fui para aprender, nos parques e na sala de aula, como uma das empresas mais amadas e vencedoras do planeta consegue engajar seus colaboradores para encantar nos 365 dias do ano.

Dessa vez, o tema do treinamento foi sobre como desenvolver a cultura para encantar por meio do engajamento da equipe, chamada por lá de ‘membros do elenco’. Descrevo a seguir os quatro passos de ouro do engajamento:

1. Seleção

Não recrute apenas pela habilidade. Na Disney, o lema do departamento de Recursos Humanos é: contrate por atitude, treine a aptidão. Portanto, se o candidato tiver uma atitude congruente com a cultura da empresa, a habilidade para a função pode ser desenvolvida posteriormente.

2. Treinamento

Treine o treinador. O líder precisa dar o exemplo, treinar, aprimorar-se constantemente.

Trate o atendimento como um show diante do cliente. Mas, para isso ocorrer, é indispensável saber que são necessárias muitas horas de ensaio.

Ensaie o comportamento desejado e diga claramente a cada pessoa do seu time como a empresa e a liderança esperam que ela se porte nas mais variadas situações.

3. Comunicação

Observe se a forma que a empresa se comunica com o cliente externo é a mesma usada com o cliente interno. Preste atenção nos materiais impressos e virtuais. E lembre-se de que comunicação não é o que você transmite, mas sim, como o outro entende a mensagem.

Busque incluir na sua comunicação interna o reconhecimento. Isso porque reconhecer publicamente as ações e os comportamentos tidos como exemplares engaja e motiva a equipe.

4. Cuidado

Tenha em mente que o funcionário ou vendedor é seu primeiro cliente.

Por isso, os colaboradores Disney são convidados a pensar todos os dias no que norteiam suas decisões. Em cada situação, reflita: “e se fosse o Walt Disney estivesse na sua frente, como ele agiria?”.

Quer ser um campeão em 2019? Engaje e treine como um campeão. Agora, imagine uma equipe engajada e bem treinada: até onde ela pode chegar?

Lembre-se: você faz suas escolhas, suas escolhas fazem você. O ano de 2019 já está aí, agora é com você!

* Erik Penna é especialista em vendas com qualificação internacional, palestrante, consultor e autor dos cursos e livros (www.erikpenna.com.br)

Erik Penna