5 dicas para testar a comunicação na sua empresa

Página Inicial / 5 dicas para testar a comunicação na sua empresa

Há quanto tempo você não envia um e-mail para seu negócio? Parece idiota essa pergunta, mas faz parte de um checklist muito útil. Na primeira oportunidade, acesse seu site, use o link “fale conosco” e solicite um orçamento. Entre os cenários possíveis, você nunca receberá uma resposta, porque o e-mail foi desviado ou não recebeu atenção da sua equipe. Você até receberá uma resposta, mas vários dias depois. Ou ainda: será prontamente atendido por alguém da equipe comercial, sinal que tudo está funcionando.

Outro exercício que você precisa fazer é: criar um problema para sua equipe resolver, mas anonimamente. Simule ser um cliente ou oriente para que uma pessoa da sua confiança se passe por um. Seja um ‘cliente chato’, mas inteligente, daquele que testa o treinamento que sua equipe recebeu, trazendo dúvidas diferentes daquelas cujas respostas estão no manual.

Nas redes sociais, abrir a conta e não inserir conteúdo é o pior que você pode fazer. Se não vai administrar, melhor não ter. Quando um prospect acessa suas redes sociais e vê que não são atualizadas há meses, ele acha que a empresa está capenga, e tende a procurar outro fornecedor.

O mesmo acontece quando entram no seu site e, não apenas o design dele está ultrapassado, como os links não funcionam. A pessoa clica no logotipo do Facebook, do Twitter, do YouTube e não vai a lugar algum, porque seu negócio só tem CEP, nenhuma identidade digital. A partir disso será normal duvidar do sua empresa.

Para completar este checklist básico, aproveite para também ligar para a sua empresa. Teste o telefone principal e alguns ramais. Você vai descobrir que atender telefone até o segundo toque, regra básica de eficiência, também pode ser raro na sua empresa.

* Inácia Soares é jornalista, editora-chefe e apresentadora do jornal Band Minas e colunista de negócios da Rádio BandNews FM (www.inaciasoares.com.br).

Inácia Soares