7 dicas para ser efetivado no emprego e decolar na carreira

Página Inicial / 7 dicas para ser efetivado no emprego e decolar na carreira

A principal data do comércio se aproxima e os dados da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) e da Caixa Econômica Federal mostram que, neste final de ano, devem ser abertas 434,4 mil vagas temporárias nos setores da indústria e do comércio e serviços, um crescimento de 10% em relação ao ano passado.

As oportunidades estão aí, e, mais do que uma grande chance de retornar ao mercado de trabalho, a intenção de muitos funcionários temporários é de manter-se após as festas de fim de ano. Mas, como ser efetivado e aproveitar a oportunidade para decolar na carreira? A seguir, enumero sete dicas que podem lhe ajudar:

1. Atitude

Se a palavra tem poder, imagine a atitude. O departamento de Recursos Humanos da Disney seleciona os colaboradores baseado na seguinte frase: “contratamos atitude, depois treinamos as habilidades”. Muitos candidatos vão para uma entrevista de emprego certos que precisam comprovar conhecimento técnico, mas grande parte das empresas no Brasil estão em busca de pessoas com atitude proativa e sede de vencer.

1. Motivação

Sem motivação, nada grandioso acontece; portanto, comece cada dia tomando uma dose extra de vitamina “O” de otimismo. Lembre-se que Natal é tempo de alegria e uma pessoa motivada e otimista costuma render mais que a pessimista. Ainda por cima deixa o ambiente bem mais positivo e cheio de alegria.

1. Boa vontade/ ‘acabativa’

Já que precisa fazer, faça com sorriso no rosto. Tenha interesse pelo propósito da empresa e pela causa do cliente. Não adianta realizar as coisas com má vontade ou cara feia. Tenha iniciativa e acabativa, busque fazer a sua parte, mas também partilhar e engajar as pessoas ao seu redor. Dê exemplo e integre o time que foca na solução, afinal, os fracos mostram os problemas, os fortes apresentam as soluções.

1. Imagem

Cuide da sua imagem: lembre-se que o primeiro item a ser vendido é você. Cuide não só da sua aparência física, mas também da sua postura digital. Tenha em mente que suas postagens e curtidas criam sua imagem profissional.

1. Paixão

Atue sempre com a paixão do começo de trabalho. Muitos funcionários começam os primeiros dias bem animados, mas com o passar das semanas alguns já se mostram cansados. A rotina desgastante das vendas de Natal vai desanimando, esfriando aquela alegria inicial e a performance começa a cair também.

1. Preparação

Quando a preparação encontra a oportunidade, dizemos que a pessoa teve sorte. Então, invista em você mesmo e qualifique-se continuamente. Atualmente, é possível se aprimorar até em casa, pelo celular ou em frente ao computador. Eu mesmo estou lançando em vídeo um curso de vendas totalmente digital, intitulado “Número Um em Vendas”, com 31 aulas on-line, para ser assistido de onde e quando quiser. Mais uma alternativa para superar os desafios e se destacar no mundo das vendas.

1. Resultados

Nada convence mais que o resultado, aliás, jamais troque o resultado por desculpas ou justificativas. Aproveite cada minuto para ir além, surpreender seu líder e o cliente, fazendo mais do que eles esperam.

Agora acabou a desculpa, coloque as dicas em prática e rumo ao topo!

* Erik Penna (www.erikpenna.com.br)

Erik Penna