Após a chuva vem o sol

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O pensamento do título é o mais singelo que descreve a esperança de todos num período difícil. Seu autor é o doutor Milton Erickson, psicólogo que revolucionou a psicoterapia introduzindo a hipnose como elemento de acesso rápido ao inconsciente e ajudando pessoas a ter uma vida melhor.

Mesmo não sendo das áreas gerenciais, suas ideias refletem exatamente o que todas as pessoas de negócios e trabalhadores vivenciam neste momento. Estamos “na chuva” com a esperança de que “o sol apareça” tão logo quanto possível.

Quem já me conhece sabe que sou um apaixonado por inovação e pela arte-ciência que existe por detrás dela. Por isso, quero falar da inovação neste momento de “chuva”.

No passado já atravessei momentos difíceis de crise e sei como isso é desagradável. Aprendi muito com eles e posso dizer que as crises ensinam muito, apesar das emoções ruins que trazem.

Sei que minha ideia pode não “casar” muito com o medo de muita gente, mas acredito que a hora de inovar é agora, bem no meio da crise. Vou te explicar como e porque.

A crise no Brasil e a turbulência político-econômica que o país enfrenta tendem a deixar as pessoas pessimistas, dificultando a percepção de possibilidades e oportunidades que, com crise ou sem crise, existem e podem “bater à porta”.

É muito provável que a inovação seja a última coisa que muitas empresas queiram pensar neste momento. Mas é possível ir na contramão e inovar sem ter que gastar dinheiro ou gastando bem pouco. Há outras “moedas” que podem ser utilizadas para gerar valor imediato e escapar dessa onda de pessimismo.

A crise no Brasil tem suas origens econômicas sim, mas ela é principalmente política. Porque estou dizendo isso? Porque é importante tomar cuidado com a crise vendida pela mídia e pelo senso coletivo de desespero – tão comum em situações difíceis – que acabam a percebendo como algo muito pior do que realmente é.

Isso é um fenômeno humano, velho conhecido de investidores e empresários experientes. Então, cuidado com os vendedores de polêmica, ok?

Voltando à inovação, muita gente pensa que para inovar é preciso gastar muito dinheiro. Isso não é verdade. A inovação pode estar em elementos intangíveis do seu negócio.

Você e sua equipe podem e devem projetar novas ideias agora para colocar em prática quando o cenário começar a melhorar. Tempo, esforço e novos projetos tendem a valer muito mais do que gastar dinheiro.

Há um fato interessante que pouca gente pensa a respeito; crise remete à pobreza. Mas há alguma riqueza que a crise traz? A resposta é SIM.

A crise no Brasil nos deixa como riqueza a lição de que inovar sempre é o caminho dos negócios em tempos de hipercompetição. Uma lição simples e ao mesmo tempo muito significativa.

Em minha palestra Estratégias Competitivas para o Novo Mundo mostro o caminho da inovação perpétua em mercados complexos e hipercompetitivos. Para inovar neste momento você precisa identificar quais elementos do seu negócio são afetados pela crise e planejar uma transformação que reduza custos e gere receita imediatamente.

Sabemos que, infelizmente, alguns setores que terão mais dificuldade, mas felizmente a maioria pode fazer isso.

Você terá duas etapas a cumprir:

(1) Ações lucrativas imediatas (para trazer os clientes de volta e apagar os incêndios).
(2) Identificação de pontos de inovação.

Ações lucrativas imediatas

O primeiro passo é trazer de volta os clientes “sumidos” e fazer dinheiro em caixa, pois sem isso fica complicado pensar na etapa 2. Vão algumas dicas:

Faça promoções para atrair os clientes. Essa é uma ação básica para esse momento.

Faça anúncios de baixo custo para atrair novos clientes. Se você ainda não conhece a ferramenta de anúncios do facebook para empresas precisa conhecer.

Se você trabalha com o varejo use as redes sociais para fazer marketing instantâneo: postagem de fotos de novos produtos, vídeos, entrevistas, depoimentos.

Se você tem uma loja ou escritório onde recebe clientes, use o Facebook para empresas para criar anúncios de baixíssimo custo e atingir o público no entorno da sua empresa, num raio de ação que você mesmo define.

Identificação de pontos de inovação

Para identificar pontos de inovação recomendo que você responda para às seguintes perguntas:

Há outros segmentos de clientes que sua empresa já pensou em atender, mas não seguiu adiante? Se sim, esta é a oportunidade de seguir.

Que nova linha de produtos ou serviços você poderia adotar para servir melhor seus clientes atuais e novos segmentos do mercado?

Se você vende produtos, que serviços você pode agregar a eles e com isso criar novas fontes de dinheiro? Se você vende serviços, que produtos podem se juntar aos seus serviços?

Você sabe por que os seus clientes compram de você atualmente? Se não sabe descubra com eles o que os leva a procurar a sua empresa, mesmo que você já suponha a resposta.

Sua empresa mantém contato constante com os clientes? Se não, é importante criar formas de contato periódico, especialmente por meio e-mail marketing.

Seu negócio tem presença digital e é facilmente encontrado na internet? O site da sua empresa é otimizado e conta com um trabalho de anúncios estratégicos no Google?

Quando menciono muita gente assusta, mas um site sem um trabalho de otimização é simplesmente um monte de lixo virtual que não serve para absolutamente nada.

Se o site da sua empresa ainda não é otimizado, mexa-se e contrate o especialista em atração de clientes pela internet. Você pode perder negócios, se não o otimizar.

Estou certo que estas perguntas podem te ajudar. Afinal, inovação é qualquer transformação proposital que aumente os lucros do seu negócio. Para inovar não é preciso ser um grande gênio inventor, mas alguém que enxerga oportunidades de negócio e de geração de receita com uma percepção incomum.

A hora de inovar é agora! Lembre-se da frase de Milton Erickson: “Após a chuva vem o sol”.

* Daniel Bizon (www.danielbizon.com.br)

Daniel Bizon

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