Cadê o gerente?

Página Inicial / Cadê o gerente?

Estava eu em uma fila de caixa, aguardando para pagar minhas compras. A senhora ao meu lado puxou conversa reclamando do tanto que os atendentes da loja conversavam. Ela disse: “Eu já trabalhei numa loja grande assim e a gente tinha que prestar muita atenção pro caixa não dar furo”.

Comecei a observar. E não é que ela estava coberta de razão? Havia muito papo, muitos risinhos e olhares desatentos. É nessas horas que pergunto: cadê o gerente? Mas não aquele gerente que fica preso ao computador, que só sai da mesa para entrar na sala de reuniões, e vice-versa.

Estão faltando gerentes que circulem pela empresa, querendo enxergar o que está errado ou o que pode melhorar. Gerente que entenda todos os processos que estão sob a responsabilidade de sua equipe. Sim, antigamente, eram essas as condições para uma promoção: saber mais e ter disposição; ter um nível diferenciado de resultado, acima da média. Hoje em dia, os critérios são outros, e acho que não estão funcionando muito bem. Pelo menos, não em todas as empresas. A maioria delas carece de qualidade nos processos. O improviso é o jeito de trabalhar das equipes, que um dia fazem de um jeito, e no outro também. E quando repetem direitinho, tem chance de estarem reproduzindo o erro.

Já que tenho o privilégio da sua atenção, não custa perguntar: na sua empresa, por acaso é diferente? Se for, pode me contar. Gosto muito de conhecer empresas que funcionam, com coerência e responsabilidade.

* Inácia Soares é jornalista, editora-chefe e apresentadora do jornal Band Minas e colunista de negócios da Rádio BandNews FM (www.inaciasoares.com.br).

Inácia Soares

Fale Conosco

Para dúvidas sobre contribuições patronais, utilize a Área do Empresário no topo da página. Para outras questões, preencha sua solicitação e retornaremos em breve.